A empolgação maior começou no tradicional desfile das delegações, que teve a beleza da miss Cianorte Cristiane Pinzan fazendo frente ao desfile. Uma a uma, todas foram entrando ao gramado do estádio que em menos de meia hora foi tomado pelos atletas. Referencias do esporte local, Ana Cláudia Gasparelli, atleta de handebol, e Jonathan Campos Bareiro, de futsal, deram o passo seguinte.

continua após a publicidade

Ana Claudia conduziu a tocha até a pira olímpica que simboliza o espírito esportivo da competição, seguido de um show pirotécnico que brilhou no céu e depois formou uma cascata iluminando o estádio. Jonathan por sua vez, fez o juramento do atleta.

Surpresa

A abertura da fase final dos 22.º Jogos da Juventude do Paraná, no Estádio Olímpico Albino Turbay, em Cianorte, reservou uma surpresa a mais para os dirigentes esportivos e atletas dos 116 municípios que marcam presença na maior competição do Estado.

continua após a publicidade

O diretor presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, confirmou em seu discurso a participação do Paraná na Olimpíada Nacional Escolar, que acontece este em Poços de Caldas (MG) e João Pessoa (PB). Ainda antes da realização da fase final dos Jocops, em Curitiba, outros 12 estados haviam anunciado a desistência.

Primeiros medalhistas

continua após a publicidade

Os 22.º Jogos da Juventude mal começaram em Cianorte e as primeiras medalhas já foram entregues. Ao todo, foram distribuídas 24 entre ouro, prata e bronze na modalidade Karatê. As disputas começaram com a categoria Kata individual e por equipes, tanto no feminino quanto no masculino.

Enquanto os atletas se esforçavam na execução dos movimentos no tatame, a torcida vibrava a cada bandeira levantada pela arbitragem indicando o vencedor. Maringá foi a cidade que mais abocanhou medalhas entre ouro, prata e bronze no primeiro dia, com oito, seguida por Londrina (sete) e Araucária (quatro).