Paraná com três times na Liga Nacional de Futsal

A Confederação Brasileira de Futebol de Salão confirmou a participação de três equipes paranaenses na Liga Nacional de Futsal. Além do Umuarama, único representante do Estado no ano passado, também Cascavel e Copagril/Marechal Cândido Rondon estarão disputando a edição de 2009 da principal competição do futsal nacional.

Este será o ano em que o futsal paranaense terá o maior número de representantes na Liga Nacional desde que o torneio foi criado, em 1996. Em várias edições o Estado já chegou a ter duas equipes participando, mas nunca três.

Com Cascavel e Copagril entrando na disputa, ao lado do Umuarama, o Paraná passará a ser uma das principais forças da competição. Em número de equipes perderá apenas para São Paulo e Santa Catarina, que terão quatro representantes cada.

Além dos três clubes paranaenses, a edição deste ano da Liga Nacional de futsal terá a participação de outras 16 equipes. Desta vez serão 19 times na disputa pelo título, um a menos que nas últimas três edições.

Isto se deve ao fato de que, segundo a CBFS, todas as agremiações que pleitearam a vaga restante não preencheram os requisitos necessários para fazer parte da competição.

Além de Umuarama, Cascavel e Copagril/Marechal Cândido Rondon, disputarão a Liga Nacional em 2009 as seguintes equipes: Intelli (SP), RCG/Garça (SP), São Caetano/Corinthians (SP), São Paulo (SP), Malwee (SC), Unisul/Seguridade (SC), Joinville (SC), Colegial (SC), Atlântico (RS), Carlos Barbosa (RS), Cortiana (RS), Vasco da Gama (RJ), Petrópolis (RJ), Minas (MG), Praia Clube (MG) e Álvares/Vitória (ES). A disputa começará em março e se estenderá até o mês de outubro.

Fórmula de disputa

A Liga Futsal 2009, apesar de ter um clube a menos neste ano, mantém o mesmo formato de disputa do ano passado. Na primeira fase as equipes jogam todas contra todas, em turno único, classificando-se os doze melhores para a segunda fase da competição.

A partir daí, os clubes são divididos em dois grupos, com seis clubes cada, com duelos em turno e returno envolvendo os clubes da mesma chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam, fazendo quartas-de-final, semifinal e final em sistema eliminatório (jogos de ida e volta).