O futebol paranaense espantou as bruxas e abutres do catastrofismo e segue na mesma posição em 2009. Ameaçados ao longo de quase toda a temporada, Paraná Clube e depois Atlético salvaram-se da degola e mantêm o Estado com duas vagas na Série A e uma na Série B.
O trio de ferro terá calendário movimentado no ano próximo ano. Além do Paranaense (calendário de competições e a nova tabela do Estadual), que começa em 24 de janeiro, e do Brasileirão, com largada prevista para 8 de maio (Série B) e 9 de maio (Série A), os três participam da Copa do Brasil. Coritiba e Atlético, finalistas do Estadual em 2008, já estão assegurados, e o Paraná Clube deve ser um dos 10 clubes convidados através do ranking da CBF.
O J. Malucelli, campeão da Copa Paraná em 2007, é outro com presença garantida. De quebra, a dupla Atletiba também estará na Copa Sul-Americana. É a primeira vez que os maiores rivais do Estado participam simultaneamente de uma competição continental, justamente no ano do centenário coxa-branca.
A Série C, a Terceirona do Brasileiro do próximo ano, e que foi reduzida para apenas 20 equipes, não terá representante paranaense. Na recém-criada Série D, a 4.ª divisão do Brasileiro, com um total de 40 clubes, estarão o Londrina, campeão da Copa Paraná, e mais uma equipe a ser definida pela classificação do Paranaense 2009.