Foto: Valquir Aureliano/O Estado |
Eltinho sai para a comemoração, depois de abrir o caminho para a vitória de ontem, na Vila Capanema. continua após a publicidade |
O resultado não diz o que foi o jogo. O Paraná foi melhor ontem na Vila Capanema e venceu a Ponte Preta por 2×1, com ótimas atuações de Eltinho e Pierre e perdendo um sem-número de oportunidades. O resultado leva o time pelo menos até o complemento da 27.ª rodada à quarta colocação, consolidando a campanha rumo à Copa Libertadores 2007.
O Paraná entrou em campo com a mais ofensiva formação da ?era Caio Júnior?. Por causa dos seis desfalques, o Tricolor tinha apenas dois zagueiros, um volante que saía para o jogo (Batista), dois meia-atacantes (Sandro e Maicosuel), um jogador de velocidade (Cristiano) e um centroavante de ofício (Jeff). Além disso, Peter e Eltinho não tiveram seu ímpeto ofensivo refreado.
A pressão inicial foi tão forte que o gol foi inevitável. Após oito minutos de presença no ataque, o Paraná abriu vantagem com seus laterais. Peter cruzou para a área, os zagueiros da Ponte marcaram Jeff e deixaram Eltinho livre para chegar de trás e cabecear para as redes.
Parecia que o primeiro tempo seria tranqüilo. Mas após o gol os jogadores paranistas pararam de pressionar, deixando espaço para as jogadas de meio-campo da Macaca. Pior, não acompanharam a velocidade do ataque adversário. Em uma rápida estocada, Luís Mário ganhou do lento Edmílson e acabou sofrendo pênalti do zagueiro. Tuto cobrou com estilo e empatou.
Após o susto, o Tricolor voltou a pressionar, comandado pelos incansáveis Peter e Eltinho. Este, por sinal, foi alvo da violência de Iran, que atingiu seguidas vezes o jogador paranista, e saiu ainda na primeira etapa, antes que fosse expulso. O árbitro Leonardo Gaciba relevou vários lances perigosos dos jogadores paulistas. Apesar do predomínio, faltou criação ao Paraná, que teve poucas oportunidades.
Caio Júnior pediu calma aos jogadores no intervalo. ?O gol foi uma ducha fria, mas temos que valorizar a atuação deles. Vamos atacar com segurança?, afirmou o técnico. Com segurança, o Paraná comandou os primeiros vinte minutos, criando oportunidades e não fazendo o gol por detalhe. Em alguns instantes, o time ?apagou?, e a Ponte quase virou o jogo.
Mas depois da entrada de Joelson no lugar de Jeff, o Tricolor assumiu de vez o controle tático da partida. Preocupado, o técnico da Macaca, Marco Aurélio, colocou o zagueiro Luís Carlos. Ele entrou, não tocou na bola e fez um pênalti infantil em Gustavo. Batista converteu, resolvendo o jogo.
Surge uma nova estrela
Um resultado importantíssimo. O Paraná precisava vencer a Ponte Preta para consolidar sua posição entre os primeiros do Campeonato Brasileiro, até porque terá duas ?decisões?, contra Cruzeiro e Vasco, fora de casa. A vitória veio e dá mais tranqüilidade para Caio Júnior pensar em como montar o time daqui para frente. O certo é que surgiu uma nova estrela em Vila Capanema, o lateral Eltinho.
?Eu tinha recebido ótimas avaliações dele por parte do Júlio César (de Camargo). Acabei vendo-o apenas no profissional e me encantei, porque ele tem todas as virtudes para um bom lateral?, comentou Caio Júnior, que confirmou que Eltinho será titular nas próximas rodadas. ?O Edinho tem que se recuperar de um problema no púbis, e com isso ele terá tempo e nós não teremos queda de rendimento?, afirmou.
O treinador disse que o jogo revelou a força do elenco tricolor. ?Foi a vitória do grupo. Não tivemos tempo para treinar e só pudemos fazer um rápido trabalho tático. Mas foi ótimo, o time rendeu muito bem e a atuação foi ótima?, elogiou Caio.
Tudo calmo
A diretoria do Paraná informou que o descolamento entre os setores antigo e novo da arquibancada não é preocupante. ?As chuvas foram intensas nos últimos dias, e com isso a terra cedeu e aconteceu este problema. Mas é de fácil resolução?, disse o presidente José Carlos de Miranda. O dirigente também falou da dificuldade de acesso ao estádio. ?Tanto torcedores quanto funcionários ainda estão se adaptando ao novo sistema de venda de ingressos. E eu faço um apelo para que todos cheguem mais cedo na próxima partida?, pediu Miranda, que anunciou que Mauro Pirollo será o novo diretor de segurança do clube.
Campeonato Brasileiro 2006
Serie A ? 27º rodada.
Local: Durival de Britto.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS).
Assistentes: Marcelo B.Barison (RS) e Luís Roberto P.Guaranha (RS).
Gols: Eltinho, 8?e Tuto, 16?do 1.º tempo; Batista, 27?do 2.º tempo.
Cartões amarelos: Pierre (PR); Ricardo Conceição, Ira, Luís Carlos, Thiago Matias (PP).
Renda: R$ 62.849,00
Público: 5.952 (5.042 pagantes).
Paraná 2×1 Ponte Preta
Paraná: Flávio; Peter, Gustavo, Edmílson e Eltinho; Pierre, Batista, Sandro (João Paulo) e Maicosuel (Henrique); Cristiano e Jeff (Joelson). Técnico: Caio Júnior.
Ponte Preta: Jean; Thiago Matias, Régis e Preto (Luís Carlos, depois Vélber); Iran (Emerson), Pituca, Ricardo Conceição, Fábio Baiano e Wellington; Luís Mário e Tuto. Técnico: Marco Aurélio.