Após 12 rodadas, o Paraná Clube apresenta desempenho apenas razoável na Série B do Brasileirão. Com 50% de rendimento, estacionou na 8.ª colocação e está a 5 pontos do G4. Números que obrigam o Tricolor a buscar uma arrancada na reta final do 1.º turno. A vantagem é que daqui até o final da primeira fase o time de Ricardinho não terá pela frente nenhum “bicho papão”. Todos os sete próximos adversários estão numa posição inferior ao Paraná na classificação.
Nas próximas rodadas, os times melhores colocados na pontuação da Série B são Atlético e Ceará, que têm apenas um ponto de desvantagem em relação ao Tricolor. “Na verdade, todos os jogos são difíceis, não importa a colocação dos times. Temos que continuar jogando bem, mas aliando a isso bons resultados”, disse o meio-campo Welington, logo após o revés diante do Criciúma, que criou um “abismo” de 11 pontos entre os clubes.
Sem confrontos com os times da parte de cima da classificação, o Paraná não terá mais a condição de tirar a diferença por seus próprios méritos no 1.º turno. Mas caso consiga bom desempenho contra equipes que estão na parte de baixo da tabela, terá boas chances de encurtar essa distância para os primeiros colocados, que ainda têm uma série de confrontos diretos até o final da primeira metade do campeonato.
O líder Criciúma (29 pontos), por exemplo, encara ainda São Caetano (22) e América-RN (23). Já o Vitória (28) vice-líder, tem pela frente também o São Caetano e ainda o América-MG – 3.º colocado, com 26 pontos conquistados. O time mineiro também encara o quarto colocado, seu xará potiguar. “Temos que contar também com a sorte. Com alguns empates nesses confrontos, podemos melhorar nossa colocação, vencendo nossos jogos, é claro”, disse o superintendente Celso Bittencourt.
Dentre os clubes que estão em melhor situação que o Paraná, quem tem a tabela mais complicada, na teoria, é o Joinville. “Temos dois jogos em casa e não podemos errar. Estamos vindo de uma boa sequência de vitórias em nosso estádio e temos que repetir a dose”, disse Welington. Caso fature os quatro jogos que ainda faz em casa, o Paraná fecha o 1.º turno com 30 pontos.