Na década de 90, quando dominou o futebol paranaense, o Paraná Clube angariou muitos torcedores no interior do estado. Quase duas décadas depois, vivendo um processo de ‘reconstrução’, o Tricolor mais uma vez volta atenções para outras praças e lança uma campanha de interiorização da sua marca. Sob a marca ‘Paraná. Mais que um clube: um estado’, a diretoria pretende valorizar o patrimônio natural e histórico das várias cidades envolvidas na disputa do Campeonato Paranaense.
O clube promete lançar mão de suas mídias sociais (site, Facebook, Twitter…) para destacar detalhes das cidades natais de cada um dos oito adversários do interior neste Estadual. ‘Com mudanças em sua administração, o Paraná Clube se consolida cada vez mais como um clube social e futebolístico profissionalizado. O Paraná sabe a grande responsabilidade que carrega em seu nome’, explica o presidente paranista, Rubens Ricardo Bohlen. A ideia, em médio prazo, é buscar a criação de consulados em pontos estratégicos.
‘Fortalecer a marca do Paraná Clube no interior é o grande objetivo. Já temos muitos simpatizantes e precisamos estreitar esses laços, criando inclusive mecanismos para que eles possam participar da vida do clube, como associados ou colaboradores’, explicou o vice-presidente Luiz Carlos Casagrande.
O primeiro passo da campanha foi dado ontem, através do site oficial do clube, mas sem maiores detalhes sobre as ações pontuais que serão realizadas ao longo do Campeonato Paranaense, que se inicia neste fim-de-semana.
Na década passada, o Paraná chegou a levar alguns jogos do Campeonato Brasileiro para o interior. A meta, além do retorno financeiro com a ‘venda’ do mando, era também estreitar laços com outras comunidades. O Tricolor atuou em Londrina, Maringá e Cascavel, mas não houve grande impacto na medida. Muito pela colonização dessas regiões, o que resulta em uma gama muito grande de simpatizantes de clubes paulistas e gaúchos, respectivamente. ‘É um trabalho que demanda tempo e persistência. Não se muda uma cultura da noite pro dia’, lembrou Casinha.
As ações ocorrerão antes, durante e após os jogos, sejam eles na Vila Capanema ou no interior do estado. Faixas, adesivos e a aproximação do Paraná com outras comunidades estão dentro dos projetos iniciais da campanha. ‘O ponto principal, hoje, é a valorização do nosso estado. Somos mais de dez milhões de paranaenses. Dentre as mais diversas culturas, etnias, crenças e preferências futebolísticas, estamos todos ligados por apenas um nome: Paraná’, arrematou o vice-presidente de marketing paranista, Jeferson Thauny.