Foto: Arquivo/O Estado

Josiel pertence ao Juventude, mas jogou ano passado no Brasiliense.

continua após a publicidade

Ano novo, time novo. O Paraná Clube pretende fechar até amanhã mais quatro contratações, encaminhando a reconstrução de sua equipe com oito reforços e entregando ao técnico Zetti um grupo capaz de iniciar a preparação visando a largada do Paranaense, no próximo dia 14 de janeiro, e também da Copa Libertadores, em fevereiro.

Faltam apenas questões burocráticas para que o Tricolor apresente seu novo ?homem-gol?: Josiel, ex-Juventude e destaque do Brasiliense na Série B do ano passado.

A diretoria não confirma, mas o acerto com o atleta está encaminhado. Nas últimas semanas, o jogador estava cuidando de detalhes para a rescisão de seu contrato com o Brasiliense (onde estava por empréstimo) e Juventude. Com a liberação em mãos, o atleta terá seus direitos federativos adquiridos pelo grupo de investimentos, formado por empresários ligados ao Paraná Clube. Josiel da Rocha, 26 anos, é gaúcho de Rodeio Bonito e iniciou sua carreira no Internacional, de Santa Maria e passou pelo São José, de Cachoeira, antes de se transferir para o Juventude.

Josiel chega para ser o substituto de Leonardo, emprestado ao Flamengo.

continua após a publicidade

Veloz e com boa presença de área, ele se encaixa no perfil do clube: um jogador com salários compatíveis à realidade do Paraná e com ambição para alçar vôos mais altos. Com esta filosofia, o Tricolor vem montando equipes competitivas – com sustentação de parceiros comerciais – ao longo das últimas temporadas e agora tem como grande desafio uma campanha marcante na principal competição do continente.

A chance de disputar uma Libertadores é usada como chamariz para atletas em busca de um salto de qualidade em suas carreiras.

continua após a publicidade

A participação no torneio fez com que o clube agilizasse contatos para a montagem o quanto antes de um elenco qualificado. Desta vez, o Paulistão não será o principal campo de observações do Tricolor. E sim, a Série B. Josiel teve bom desempenho vestindo a camisa do time de Luiz Estevão.

?Foi, ao lado do Felipe, no Náutico, o melhor atacante da segundona. Ao menos naquele perfil que a gente está procurando?, disse o diretor de futebol Durval Lara Ribeiro. Vavá também aproveitou sua viagem para o litoral catarinense para fazer alguns contatos, devendo anunciar ainda hoje a contratação de um meia-armador, para a vaga deixada por Sandro, negociado com o futebol turco.

Dupla de zaga deve ser confirmada ainda hoje

Além de Josiel e um meia-armador, o Paraná Clube espera fechar nas próximas horas o retorno da dupla de zaga, que em 2005 foi o ponto de sustentação da equipe no Brasileiro. Aderaldo já está na cidade e Daniel Marques é aguardado para uma reunião definitiva com a diretoria tricolor.

Como as negociações estão bem adiantadas, inclusive em torno de bases salariais, o vice de futebol, José Domingos, acredita que os dois já poderão ser apresentados amanhã.

Este quarteto complementaria o ciclo inicial de contratações do clube, que já acertara com outros quatro jogadores: o atacante Lima (J. Malucelli), o volante Júnior, o ala Egídio e o atacante Vinícius Pacheco (todos vindos do Flamengo). ?Com essas contratações, estamos repondo as peças que perdemos após o Brasileiro?, disse Domingos. ?Finalizadas as últimas pendências, vamos dar tempo para o Zetti trabalhar?, afirmou o dirigente.

As pendências citadas por José Domingos estão relacionadas às renovações contratuais de alguns atletas. Não apenas do atacante Cristiano e do meia Batista – que podem ter seus empréstimos renovados com à J. Malucelli e Adap -, mas também de jogadores como Peter, Serginho e Marcos Leandro, que devem assinar até o final do ano com o Tricolor. Zetti já antecipou que pretende trabalhar com um grupo de 28 jogadores, com alguns atletas dos juniores. Porém, com datas conflitantes entre Paranaense e Libertadores, a comissão técnica pode até optar pela utilização de um time suplente na disputa de alguns jogos do estadual.

Zagueiro que defendeu o Paraná pode assinar com o Palmeiras

O zagueiro Gustavo, que foi indicado pelo técnico Caio Júnior para reforçar o Palmeiras em 2007, espera apenas uma posição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para fechar acordo com o Verdão, que já contratou o zagueiro Edmilson, companheiro de Gustavo, e Pierre, todos do Paraná Clube.

Gustavo assinou um pré-contrato com o Schalke 04, da Alemanha. Porém, de acordo com o empresário do atleta, Luiz Alberto Oliveira, o time alemão não cumpriu com o prometido e o contrato pode ser cancelado a qualquer momento. Ainda de acordo com o empresário, Gustavo já tem um acerto apalavrado com o Palmeiras e espera que tudo esteja resolvido até quinta-feira.

Caso acerte com o time do Parque Antarctica, será o terceiro reforço vindo do Paraná, clube onde Caio Júnior fez uma excelente campanha em 2006, levando a equipe à Libertadores da América. O defensor Gustavo já teve passagens pela Europa, no Levski, da Bulgária, e no Dínamo de Moscou, da Rússia.