O alívio foi instantâneo, mas possivelmente passageiro. O empate em Fortaleza valeu a fuga da zona de rebaixamento, porém somente as derrotas de três concorrentes diretos América-RN, Brasiliense e Fortaleza , nos jogos deste fim de semana, farão com que o Paraná Clube se mantenha fora das últimas quatro colocações da Série B.
Num reflexo dessa situação crítica, comissão técnica e jogadores preferem deixar a matemática de lado e comemorar, mesmo que timidamente, o ponto conquistado fora de casa.
“Não sou mesmo de ficar olhando muito pra tabela. Prefiro focar bem os jogos, os adversários. Ver onde erramos e que o podemos fazer de melhor”, comentou o meia Cristian, um dos destaques da equipe no jogo frente ao Ceará.
Por mais que o torcedor paranista tenha “um pé atrás” com o jogador, Cristian é o único meia do atual elenco capaz de dar ritmo ao time. Diferente de Giuliano que se recupera de uma fratura na mão esquerda e Gláucio, Cristian é um meia-armador, que “chama o jogo” e faz o time andar.
Ele ainda não sabe se será o único meia no jogo da próxima semana, frente ao Bahia. Em casa, o técnico Paulo Comelli pode até arriscar um pouco mais, abrindo mão de um dos volantes.
Só que na última jornada, o Tricolor conseguiu recorrendo a três jogadores de contenção ganhar o meio-de-campo, anular as principais jogadas e ainda pressionar o adversário constantemente.
“Independente do jogador que o técnico irá utilizar, o importante é que o time todo tenha esse mesmo espírito. Quando todos pegam, ajudam na marcação, fica mais fácil jogar”, lembrou Cristian.
O técnico Paulo Comelli sabe que para atingir a meta e salvar o ano mantendo o clube na Série B, o caminho será árduo. “Precisamos de um segundo turno muito bom, para compensar aquilo que não foi feito lá atrás”, destacou o treinador, que assumiu o Paraná num momento delicado e ainda precisou administrar uma reformulação quase que completa no elenco.
Um processo ainda inacabado, já que o objetivo é trazer pelo menos mais dois jogadores antes do encerramento das inscrições, que para o Tricolor ocorre no próximo dia 19.