Foto: Ciciro Back

Para tentar os primeiros pontos na Segundona, o time de Bonamigo conta com o reforço do atacante Joelson, que não enfrentou o Avaí.

continua após a publicidade

Diante do atual campeão cearense, o Paraná Clube tenta dar início à sua caminhada de retorno à elite do futebol brasileiro. Após fracassar, em casa, contra o Avaí, o time de Paulo Bonamigo corre atrás da reabilitação.

O retrospecto é favorável ao time paranaense, que, no entanto, terá que quebrar um tabu para atingir seu objetivo de somar os três primeiros pontos na Série B 2008. O Tricolor nunca obteve vitória contra o Fortaleza, na casa do adversário.

O jogo de hoje às 16h, no Castelão será o quarto entre os clubes, sendo que até aqui houve uma vitória do Fortaleza (5×3) e dois empates (2×2 e 1×1).

Nos três jogos disputados em Curitiba, vitórias com folga do Paraná Clube, que assim tem um aproveitamento de 66% diante desse adversário. Curiosamente, todos os encontros ocorreram em jogos válidos pela Série A. Hoje, os clubes são concorrentes diretos pelo retorno à primeira divisão nacional.

continua após a publicidade

O técnico Paulo Bonamigo aposta na força da garotada do Paraná, diante de um adversário recheado de jogadores experientes. Mesmo ainda em busca da equipe-base, o treinador acredita que o revés na largada da competição já foi absorvido pelo grupo e que o Paraná conseguirá realizar um bom jogo, sem a pressão por um resultado positivo. ?A vitória virá como reflexo de um bom jogo. É nisso que focamos a nossa semana, que foi muito boa?, disse o treinador logo após o coletivo apronto que definiu a equipe para esta tarde.

Mesmo admitindo que o momento talvez não seja o mais indicado para lançar garotos, optou pela entrada de Diego na cabeça-de-área. Aos 18 anos, o prata da casa terá a missão de proteger a defesa tricolor, ajudando Léo no combate de meio-de-campo. Este foi um fator que deixou a desejar na primeira rodada da Segundona e que fez com que Bonamigo barrasse Felipe Alves, sequer relacionado para esta partida. Naves seria a outra opção, mas o recém-contratado volante ainda necessita de um aprimoramento físico antes de vestir a camisa titular.

continua após a publicidade

Sobrou para Diego. ?Não vou decepcionar?, acredita o garoto. ?É a chance da minha vida e vou dar tudo o que posso?. O jogador, natural de Campo Grande-MS, rodou por equipes do interior do Estado (União Cascavel e Iraty) e até em clube amador atuou (Trieste), antes de ter uma chance no Paraná, onde foi profissionalizado. Diante da carência de volantes, chamado por Bonamigo para o período de treinos visando a Série B. ?É um jogador de grande poder de marcação, que joga fácil?, analisou Bonamigo durante a intertemporada.

Agora, num jogo pra valer, Diego terá a chance de mostrar essa pegada, num jogo em que o Paraná promete uma marcação intensa sobre o adversário, esperando a posse de bola para agredir o Fortaleza. ?Quero o time jogando com atitude, com coragem?, destacou Bonamigo. ?Se tivermos controle emocional, a torcida adversária pode ser um aliado. É só ter inteligência para jogar?, encerrou o treinador do azul, vermelho e branco.

CAMPEONATO BRASILEIRO

SÉRIE B ­ 2ª RODADA

Fortaleza x Paraná Clube

FORTALEZA

Tiago Cardoso, Vitor, Erandir e Preto; Júnior Cearense (Leandro), Dude, Simão, Paulo Isidoro e Márcio Azevedo; Rômulo e Taílson.

Técnico: Heriberto da Cunha

PARANÁ

Fabiano Heves; Marcelo Ramos, João Paulo e Luís Henrique; Angelo, Diego, Léo, Giuliano e Éverton; Joelson e Fábio Luís.

Técnico: Paulo Bonamigo

SÚMULA

Local: Castelão (Fortaleza-CE)

Horário: 16h

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: José da Silva Sobrinho (RN) e Eduardo Lincoln Neves (RN)