Paraná Clube tenta dar a volta por cima na Vila

O Paraná Clube quer dar um bico na desconfiança que pairou sobre o grupo após o revés para o lanterna da competição. Frente ao Figueirense, hoje – às 20h30, no Durival Britto – vários jogadores também buscam conquistar espaço num elenco numeroso e que ainda passa por ajustes. Destaque para o lateral-direito Parral e para o volante Goiano, confirmados na equipe e vendo o jogo como a chance de suas vidas.

Por nove rodadas o Tricolor esteve confortavelmente instalado na zona de classificação à Libertadores. Bastou um tropeço (a segunda derrota na competição) para a serenidade dar lugar à apreensão. Não sem motivo, afinal, em casa, o Paraná foi superado pelo inexpressivo América-RN, um dos fortes candidatos ao rebaixamento. Depois de dois dias para esfriar a cabeça, o grupo voltou aos trabalhos e o técnico Pintado tratou de confirmar a volta do time-base para o jogo contra o alvinegro catarinense.

Além de Vandinho e Vinícius Pacheco – que na última jornada só foram utilizados na fase complementar -, o treinador confirmou também a volta de Parral à ala direita. ?Dei chance a todos e o Parral foi o que obteve melhor aproveitamento?, disse Pintado, que em jogos anteriores havia observado Léo Matos e Alex na posição. Aos 27 anos, Parral quer confirmar em campo o bom momento pessoal. Neste semana, nasceu seu primeiro filho, o garotinho Aurélio. ?Estou muito feliz e é isso que quero mostrar lá dentro?, disse o jogador.

Parral tem a missão de tornar o time mais equilibrado, capaz de atacar pela direita com a mesma freqüência com que faz pelo outro lado do campo. ?Agora, o Pintado está dando mais liberdade para os laterais, pois temos a segurança do terceiro zagueiro. Esses jogos que fiquei fora não vão afetar o meu ritmo de jogo?, disse Parral, que não joga há quase um mês. Situação bem mais tranqüila do que a vivida por Goiano.

O volante não joga desde 29 de abril, no primeiro jogo da decisão do Paranaense, frente ao Paranavaí. ?Isso, a gente tem que superar na raça, na vontade?, afirmou Goiano. Desde a chegada de Pintado, Goiano só havia, até o momento, sido relacionado para o banco em um jogo (contra o Fluminense). ?Não é fácil, às vezes, a gente se sente um inútil no grupo. Mas, espero estar dando a volta por cima a partir deste jogo. É como se fosse uma decisão, tudo ou nada?, finalizou Goiano.

Tem novidade na zaga

Depois de arriscar a sorte com um time teoricamente mais ousado, na última rodada, o técnico Pintado recupera a mesma postura utilizada com maior freqüência pelo Paraná Clube neste Brasileiro. Chegou até a trabalhar o 4-4-2, mas ao que tudo indica, esta é uma estratégia a ser aplicada apenas no segundo tempo, se necessário. Porém, a trinca de zagueiros não será a mesma de outras partidas.

Daniel Marques, com dores no joelho, está fora do jogo. A comissão técnica preferiu não oficializar essa situação, aguardando para hoje um parecer dos médicos. Mas, João Paulo será o seu substituto, como ocorreu ao longo dos treinamentos. ?A defesa vem bem na competição e entro para tentar manter o mesmo nível de atuações passadas?, disse o jogador. Sobre uma possível retranca do adversário, João Paulo foi incisivo. ?Se for assim, temos que sufocar o Figueirense. Mas, sem permitir que eles tenham espaços para os contragolpes?, disse.

Em relação ao sistema defensivo, o Paraná já conta com mais uma opção. O registro do experiente Nem foi confirmado ontem pela CBF e o atleta já fica à disposição de Pintado a partir de hoje. Ele está concentrado desde ontem e pode ficar no banco de reservas hoje à noite. ?Estou pronto. Aproveitei esse tempo para me condicionar e agora é com o Pintado. Ele decide?, disse Nem.

Desde que chegou ao clube, o zagueiro passou por um processo especial de readaptação ao nível de treinamentos do futebol brasileiro, muito diferente daquilo que Nem viveu em Portugal, onde jogou por quatro temporadas. Assediado pelo Sport durante as últimas semanas, Nem tratou de tranqüilizar a diretoria paranista. ?Dei a minha palavra e estou aí, pronto para ajudar o Paraná?, finalizou.

BRASILEIRO

SÉRIE A – 11ª RODADA

Paraná Clube x Figueirense

PARANÁ

Flávio; João Paulo, Neguete e Luís Henrique; Parral, Goiano, Beto, Vandinho e Márcio Careca; Vinícius Pacheco e Josiel.

Técnico: Pintado.

FIGUEIRENSE

Wilson; Felipe Santana, Vinícius e Rafael Lima; Diogo, Henrique, Otacílio Neto, Cleiton Xavier, Anderson Luís e André Santos; Jean Carlos (Léo).

Técnico: Mário Sérgio.

SÚMULA

Local: Durival Britto (Curitiba).

Horário: 20h30.

Árbitro: João Alberto Gomes Duarte (RN).

Assistentes: Luís Carlos Câmara Bezerra (RN) e Eduardo Lincoln Neves (RN).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo