A classificação antecipada à segunda fase do Campeonato Paranaense representou a manutenção de um organograma definido há tempos. Hoje – às 16h, no Willie Davids -, o Paraná Clube cumpre tabela e por isso a comissão técnica escala apenas suplentes para o duelo contra o líder AdapGalo. Zetti evita o rótulo de ?time B?, mas os próprios jogadores que entram em campo, em Maringá, sabem que precisam mostrar serviço para ganhar uma chance na equipe da Libertadores. E é essa a motivação maior do tricolor nesta última rodada da fase classificatória.
Zetti sequer demonstra preocupação quanto ao emparceiramento dos grupos para a próxima etapa. Sob o chavão ?quem quer ser campeão não escolhe adversário?, o treinador não teme sequer a possibilidade de cair numa chave ao lado da dupla Atletiba. Mesmo tendo sido derrotado nos dois clássicos desta primeira fase (contra o Coritiba, utilizando apenas suplentes). ?Um novo planejamento será feito a partir da definição dos adversários?, comentou Zetti. ?Serão oito classificados, mas eu só preciso ser melhor do que dois concorrentes?, disse, numa referência à fórmula do estadual.
Como a segunda fase terá dois quadrangulares, se for melhor do que dois clubes de seu grupo, o Paraná estará nas semifinais. ?Temos duas competições importantes. Por isso, temos que jogar segundo o regulamento. Poupando atletas na hora que a tabela nos permite?, frisou. Foi com essa proposta que a comissão técnica resgatou alguns atletas e lançou outros garotos, promovidos das categorias de base. Além de dar ritmo a recém-contratados, como o zagueiro Toninho, que hoje dá o toque de experiência na defesa paranista.
Toninho atuará ao lado de João Paulo, em sua segunda partida pelo tricolor. Na semana passada, teve um bom desempenho frente ao Roma, na Vila Capanema. O jogador é um dos cotados para ascender ao grupo principal. Ainda mais diante da possibilidade de Zetti recorrer ao 3-5-2. Essa formação já foi testada em treinamentos recentes e o treinador deixa clara a sua intenção de preparar o grupo para as duas formatações. Sempre, isso é claro, dando preferência ao 4-4-2, esquema que ele aplica hoje, tendo, inclusive, dois jogadores ?leves? e criativos no setor de meio-de-campo.
Chance para Renan e Éverton mostrarem seu futebol. A dupla terá a missão de alimentar Jeff e Lima. Com este quarteto, Zetti espera dar trabalho à zaga do AdapGalo, a menos vazada deste Paranaense, com 15 gols sofridos em 14 jogos disputados. Destes jogadores, somente Jeff – também o menos utilizado neste estadual -ainda não balançou as redes dos adversários. Renan e Éverton têm um gol cada e Lima fez dois.
Titulares voltam contra o Flamengo
Dinelson e Henrique, destaques do time nas primeiras jornadas da Libertadores, não têm presença assegurada no jogo da próxima quarta-feira, às 21h45, na Vila Capanema, frente ao Flamengo. Se Dinelson ainda se recupera das sucessivas ?pancadas? que recebeu dos zagueiros adversários – o que resultou em traumas nos dois tornozelos – Henrique está somente agora recuperado de uma lesão muscular que o tirou da equipe por mais de duas semanas.
Mesmo com os tornozelos inchados, Dinelson acredita que estará em campo diante do rubro-negro carioca. Em tratamento intensivo, espera treinar ao menos na véspera do jogo. ?Não fui bem nos dois últimos jogos. Muito por esta lesão?, frisou o jogador, inconformado com a passividade dos árbitros diante da violência dos adversários. Dois jogos em especial deixaram o ?baixinho? preocupado. Frente a Iguaçu e Portuguesa Londrinense, ele foi ?caçado? em campo. ?Não posso fugir à minha característica, que é o drible em direção ao gol?, desabafou.
Já a presença de Henrique frente ao Mengo depende do departamento físico. O meia-atacante já se recuperou da lesão muscular que sofrera frente ao Real Potosí, e nos últimos dias realizou treinamentos específicos. A previsão é que a partir de amanhã ele já volte aos treinos com bola. ?Vamos ver seu desempenho. Nessa hora, é preciso cautela para ver se esse período parado não afetou em demasia o condicionamento do atleta?, lembrou Zetti. Diante dessas dúvidas é que o treinador chegou a trabalhar o 3-5-2 como uma opção para o duelo frente ao Flamengo.
CAMPEONATO PARANAENSE
1ª FASE – 15ª RODADA
ADAP-GALO x PARANÁ CLUBE
ADAP-GALO
Carlão; Alex Noronha, Marcelo Xavier e Carlinhos; Deivi, Cícero, Doriva, Barbiéri e Ramón; Adriano e Marcelo Peabiru.
Técnico: Itamar Bernardes.
PARANÁ
Marcos Leandro; Parral, Toninho, João Paulo e Digão; Araújo, Serginho, Renan e Éverton; Jeff e Lima.
Técnico: Zetti.
SÚMULA
Local: Willie Davids (Maringá).
Horário: 16h.
Árbitro: Marcos Daniel de Camargo.
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Rogério Oliveira Costa.