O Campeonato Paranaense só começa no dia 24 de janeiro e dentro de onze dias o Paraná Clube dá início à preparação de seu novo time. Novo, mesmo. Até aqui, o clube já contratou onze reforços – mais dois podem fechar nos próximos dias – e liberou nada menos do que 24 atletas.

continua após a publicidade

Uma reformulação drástica e necessária, na avaliação do técnico Paulo Comelli. Antes de arregaçar mangas e partir para o trabalho de campo, o treinador capitaneou esta profunda mudança no grupo.

No início da temporada, o Tricolor contará com um grupo “enxuto”, mantendo uma reserva técnica para qualquer necessidade que possa surgir ao longo das competições.

“Além disso, vamos estar de olhos abertos para os estaduais Brasil afora, em especial o Paulistão”, anunciou Comelli, que espera contar com um observador técnico para essa função. “A idéia é ver jogadores de qualidade e, se possível, já garantir um pré-contrato. Assim, evitaremos atropelos às vésperas do Brasileiro”, justificou.

continua após a publicidade

Antes disso, o trabalho de Comelli será formatar uma equipe a partir dos reforços contratados. Além dos onze jogadores que chegam, o clube também repatriou o zagueiro João Paulo e o ala Araújo, que estavam emprestados a Goiás-GO e Juventus-SP, respectivamente.

O treinador também irá “puxar” da base alguns garotos, como o lateral Wellington e os meias Vinícius e Elvis. Com esses ajustes, deverá contar com um grupo de aproximadamente 25 jogadores.

continua após a publicidade

Isso, levando-se em conta as presenças de Luís Henrique, Goiano e Clênio, em fase final de recuperação (a previsão é que todos estejam aptos a jogar a partir do final de fevereiro).

Partindo da idéia inicial de utilizar o 4-4-2 como esquema principal, o técnico paranista já esboça um time, que teria apenas três ou quatro remanescentes da equipe que terminou a Série B deste ano. Excetuando-se o ala Murilo, o volante Agenor, o meia Kleber e o atacante Rodrigo Pimpão, o torcedor verá em campo um time totalmente reestruturado.

“Agora, o trabalho será lá dentro, na busca por uma formação equilibrada e competitiva”, disse Paulo Comelli que, após montar o grupo, enfim seguiu para um período de férias.

Na teoria, o Paraná poderá iniciar o Paranaense, no dia 24 de janeiro (frente ao J.Malucelli, no Janguitão), com o seguinte time-base: Ney; Murilo, Elton, João Paulo (Jonathas) e Edu Silva; Agenor, Ernani, Kleber e Gedeon; Wando e Abuda (Rodrigo Pimpão).

“É o início de um novo trabalho. Mas, agora, partimos do zero e sem aquela pressão que vivemos ao longo dos três meses de Série B. Confio no meu trabalho e naquilo que estamos montando”, arrematou Comelli, pouco antes de seguir viagem para o interior do Estado.