Foto: Orlando Kissner/O Estado

O artilheiro Borges terá papel decisivo na armação tática tricolor para o jogo de hoje, no Pinheirão.

continua após a publicidade

O Paraná Clube recebe hoje o seu maior freguês em campeonatos brasileiros. Os números não deixam dúvida. Em treze jogos, são nove vitórias, dois empates e somente duas derrotas.

É com esse histórico que o tricolor encara o Flamengo, às 16h, no Pinheirão. Um resultado positivo garante a classificação matemática à Copa Sul-Americana e aproxima o clube de seu objetivo atual: fechar a temporada como a melhor equipe do Estado.

Jogadores e comissão técnica não se agarram em tabus. ?Isso não influi no jogo. O que interessa é o momento e a meta é fazer valer o mando de campo?, frisou o volante Mário César, um dos destaques do Paraná neste segundo turno. ?Consegui me firmar no time e espero terminar o ano vencendo. A última imagem é a que fica.? O jogador está negociando com a diretoria a renovação de seu contrato por mais uma temporada.

O tricolor tem o melhor aproveitamento entre todos os integrantes da Série A jogando em casa. No Pinheirão, o clube conquistou 71,43% dos pontos disputados e se passar por Flamengo e Cruzeiro, fechará o ano com um invejável rendimento de 75%. ?Não tem moleza nesta reta final. Se precisamos da vitória para garantir a Sul-Americana, eles vêm em busca da permanência na primeira divisão?, destacou o meia Thiago Neves, mantido no meio-de-campo paranista.

continua após a publicidade

Apontado como a principal revelação do Paraná nos últimos anos, o meia alternou bons e maus momentos neste brasileiro. ?Quero esquecer o que passou e aproveitar essa nova oportunidade?. O técnico Luiz Carlos Barbieri vem conversando muito com o garoto, exigindo maior empenho e dedicação à profissão. ?Ele é um jogador de rara habilidade. Mas, só isso não basta. Ele deve estar focado naquilo que pretende alcançar. Melhorar nos fundamentos e aproveitar o tempo ocioso para um crescimento cultural?, frisa o técnico, sem dar moleza a Thiago Neves.

No jogo de hoje, Thiago terá a missão de garantir o volume criativo do time, preparando as jogadas para Borges e Sandro. Isso sem contar os lances de bola parada, onde Thiago será o encarregado das cobranças de escanteios e faltas laterais. Tudo para que o tricolor consiga encurralar o Flamengo e garantir a 17.ª vitória neste brasileiro. Para isso, o atacante Borges terá papel decisivo.

continua após a publicidade

Ainda na briga pela artilharia da competição – e com dois gols de desvantagem para Róbson (Paysandu) – Borges marcou 33,93% dos gols do tricolor na competição. ?Perdi dois pênaltis na temporada. Mas, isso não me abala, não. Tô pronto para fazer um grande jogo e ajudar o time na busca por mais uma vitória?, assegurou o malabarista Borges.

Zaga sólida é arma do tricolor para parar ?El Tigre?

Nos dois últimos confrontos, o Paraná não conseguiu superar o Flamengo. No ano passado, perdeu por 2×1, no Maracanã – sua única derrota para o rubro-negro carioca no ?maior do mundo? – e, na atual temporada, ficou no 1×1, jogando também no Rio de Janeiro. O tricolor busca hoje reeditar as atuações memoráveis que teve diante do Flamengo num passado recente. Em 2003, ano em que o clube paranista fez sua melhor campanha em um brasileiro, venceu o rubro-negro carioca duas vezes (3×0, no Maracanã, e 6×2, no Pinheirão).

Faltando apenas três rodadas para o término da temporada, o Paraná tem dez pontos de vantagem sobre o Flamengo. Mas, considerando-se apenas o segundo turno, a vantagem é da equipe de Joel Santana, quatro pontos à frente do time de Barbieri. ?Eles vêm de uma grande reação. Estão invictos há seis jogos e por isso teremos dificuldades. O segundo turno é sempre mais complicado, ainda mais no Brasil, onde há um grande equilíbrio de forças?, frisou o técnico tricolor. A reação dos cariocas se deve em parte ao bom momento de Ramirez.

O contraveneno do Paraná para segurar ?El Tigre? está na eficiência da sua zaga. Com apenas 47 gols sofridos, o tricolor só está atrás do Internacional (46) neste quesito. ?O desafio de atacante é ser artilheiro, o nosso é evitar gols. Terminar a temporada como a defesa menos vazada seria um prêmio à regularidade do time?, lembrou Aderaldo. Com uma atuação segura frente ao Santos, o zagueiro deu sinais de estar recuperado da má fase técnica, que lhe custou a perda da posição.

?Vou procurar marcar o Ramirez da mesma forma que marquei outros bons atacantes. Não tem fórmula especial, não?, disse Aderaldo. O zagueiro vê no jogo desta tarde uma partida diferenciada pelo apelo popular do adversário. ?O Flamengo é um time de massa. Tem a maior torcida do Brasil. Isso sempre dá uma motivação especial?, finalizou Aderaldo. (IC)

Joel quer concentração total

Rio de Janeiro (AE) – Concentração total no jogo de hoje contra o Paraná. É assim que o técnico Joel Santana quer ver o Flamengo na partida que pode afastar definitivamente o clube do risco de rebaixamento. Ele pediu aos atletas que não ficassem preocupados com resultados de outras equipes, também na briga para escapar das últimas posições do campeonato brasileiro.

Ele prometeu um Flamengo aguerrido e valente no confronto deste domingo. Disse que não estará em Curitiba para arrancar um empate contra o Paraná. ?Vamos ser agressivos, buscando a vitória o tempo todo?, disse Joel Santana.

Santana orientou o paraguaio Ramirez a não recuar muito para ser alternativa toda vez que o time sair em contra-ataque. ?O Flamengo está dando a volta por cima e me sinto muito feliz de ter uma parcela de contribuição nessa fase?, disse o atacante, autor de dois gols na vitória da equipe carioca sobre o Fortaleza, na última quarta-feira, por 3 a 0.

CAMPEONATO BRASILEIRO
40ª RODADA
PARANÁ CLUBE x FLAMENGO

PARANÁ: Flávio; Daniel Marques, João Paulo e Aderaldo; Neto, Pierre, Mário César, Thiago Neves e Edinho; Sandro e Borges. Técnico: Luiz Carlos Barbieri.

FLAMENGO: Diego; Leonardo Moura, Renato Silva, Fernando e André Santos; Jonatas, Júnior, Diego Souza e Renato; Ramirez e Fellype Gabriel. Técnico: Joel Santana.

SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Leonardo Gaciba da Silva (Fifa-RS).
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e Marcos Viana Ibanez (RS).
Tempo: A previsão é de céu parcialmente nublado e apenas 10% de possibilidade de chuva.
Temperatura: Os termômetros deverão variar entre 22º e 24ºC.
Tevê: NET – Premiére – Canal 77.