De olho na liderança da Série B, o Paraná Clube encara o Náutico, às 16h20, nos Aflitos. No embalo da vitória sobre o Goiás, o técnico Roberto Fonseca espera a mesma eficiência defensiva de seu time. Desta vez, não fez rodeios quanto à escalação e entende que a equipe, apesar do pouco tempo de treinamento, já “comprou” suas ideias e conseguiu apresentar um padrão de jogo próximo do ideal. “Sempre haverá algo a corrigir ou a melhorar. Mas o importante é que estamos no caminho certo”, disse.

continua após a publicidade

O treinador está com 100% de aproveitamento após duas rodadas à frente do Tricolor. Mais do que isso: desde a sua chegada, o time evoluiu taticamente e não sofreu gols. “É um dado importante, porque mostra o comprometimento com o objetivo, que é manter o Paraná sempre no G4”, frisou Roberto Fonseca, que hoje faz apenas uma alteração no time. Lima entra na vaga do suspenso Luciano Castan.

Uma mudança que foi intensamente trabalhada na manhã de ontem. “O Castan foi, taticamente, um dos nossos jogadores mais importantes nos últimos jogos. Ele deu consistência à defesa, atuando como lateral”, comentou Fonseca. “O Lima tem características diferentes e por isso temos que ter mais cuidado por este setor. Mas, tem também o outro lado: com esta mudança, ganhamos uma jogada mais forte no ataque, pois o Lima apóia bem”, disse.

Na partida em Goiânia, o treinador surpreendeu ao armar um time contundente no ataque, mesmo lançando mão de três zagueiros e três volantes. Desta vez, não disse que preparou alguma “arapuca” para o Náutico. “Aos poucos, todos os times vão se conhecendo. Aí, não tem muita surpresa não. Você tem é que garantir uma consistência maior e confiar na qualidade dos jogadores para decidir os jogos”, afirmou o treinador do azul, vermelho e branco.

continua após a publicidade

A tendência, pelo que comentou o treinador, é que o Paraná tenha uma postura parecida com a que foi vista em Goiânia: muita pegada e linhas de marcação definidas e próximas, para impedir o toque de bola do Náutico. “Contra o Goiás, tivemos a nosso favor a qualidade do gramado, que permitia toques rápidos. Isso não vai acontecer nos Aflitos. Mas, temos que ter muita atenção para anular os principais jogadores do Náutico”, disse Júnior Urso. O volante deverá ser o encarregado da marcação sobre Eduardo Ramos.

A partir do correto posicionamento dos volantes, o Paraná espera ter posse de bola, apostando na velocidade de Jefferson Maranhão e na presença de área de Giancarlo para “resolver” o jogo. “O grupo está muito consciente daquilo que quer. Conquistar os seis pontos fora de casa, seria ótimo. Mas, o mais importante é a gente se manter sempre no bloco de cima”, disse o centroavante Giancarlo. “Já fiz um e espero manter uma boa média de gols, pois atacante vive disso”, arrematou o camisa 9 tricolor.

continua após a publicidade