O Paraná Clube espera dar início hoje – às 20h30, no Durival Britto – à sua ?corrida de recuperação? no Campeonato Brasileiro da Série B.
Após um desempenho pífio nas rodadas iniciais, o time deu sinais de reação contra o Marília e agora quer confirmar esse novo momento com a primeira vitória na competição.
A meta é reduzir com urgência a distância para os primeiros colocados. O técnico Paulo Bonamigo joga suas fichas, diante do Bragantino, em uma mudança tática: o Tricolor vai num 4-4-2, fortalecendo o setor de criação com dois meias natos.
Com a nova estratégia, utilizada por Bonamigo apenas nos primeiros jogos sob sua direção – quatro vezes no Paranaense e duas na Copa do Brasil -, o treinador visa a ganhar em mobilidade no meio-de-campo, aproveitando a sintonia existente entre os garotos Giuliano e Éverton.
?Nos conhecemos desde os tempos de juniores. Esse entrosamento vai ser importante nessa nova dinâmica de jogo?, analisou Éverton. O meia, principal destaque da equipe nas últimas jornadas posicionado na ala-esquerda, desta vez atuará com maior liberdade.
?É claro que assim, fico mais perto do gol. Mas vou ter que me movimentar bastante, para impedir a ação dos marcadores adversários?, analisou. A intenção de Bonamigo, neste jogo, é explorar uma constante troca de posicionamento entre Éverton e Giuliano para complicar a marcação adversária e municiar a dupla de ataque. Em casa, o Paraná vai tentar pressionar o Bragantino desde o início do jogo, mas de forma organizada, controlando a ansiedade.
Bonamigo lembra que
o fato de contar com um maior número de jogadores de ataque não torna, necessariamente, o time mais ofensivo. ?Às vezes, você coloca cinco atacantes e não chega. O segredo é ter equilíbrio, ter disciplina tática?, assegurou o técnico paranista. O novo posicionamento, por exemplo, vai inibir os avanços dos zagueiros e obrigar os laterais a ?apoiarem apenas na boa?. E, com essa formatação, o Paraná contará ainda com a estréia do lateral-esquerdo Thyago Fernandes, recém-contratado do Itumbiara.
Mesmo tendo no apoio sua principal característica, Thyago disse estar pronto para executar as ordens de Bonamigo. ?Vamos fechar bem o corredor e avançar quando der?, explicou. Apesar da falta de entrosamento – o ala fez apenas quatro treinamentos com o grupo – Thyago conseguiu formar uma boa dupla com Éverton.
Os dois jogadores se revezaram seguidamente na ocupação dos espaços no meio-de-campo e na extrema esquerda. ?O entrosamento perfeito só virá com a seqüência de jogos. O mais importante, agora, é a superação, para estrear com um grande resultado?, encerrou Thyago Fernandes, confiante.
CAMPEONATO BRASILEIRO
SÉRIE B – 4ª RODADA
PARANÁ CLUBE x BRAGANTINO
PARANÁ
Gabriel; Angelo, Daniel Marques, Marcelo Ramos e Thyago Fernandes; Diego, Naves, Giuliano e Éverton; Joelson e Fábio Luís. Técnico: Paulo Bonamigo.
BRAGANTINO
Gilvan; Vanderlei, Cris e Marcelo Godri; Nego, Moradei, César Gaúcho, Sérgio Manoel e Pará; Davi e Nunes. Técnico: Marcelo Veiga.
SÚMULA
Local: Durival Britto (Curitiba).
Horário: 20h30.
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS).
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Júlio César Rodrigues Santos (RS).