Valquir Aureliano
Técnico Saulo de Freitas pode não colocar o ?time ideal? nas primeiras rodadas do paranaense.

O Paraná Clube tenta se adequar ao esdrúxulo calendário do futebol paranaense. Sem respeitar o cronograma da CBF, a bola rola já no dia 9 de janeiro, uma semana antes da data programada pela entidade nacional para as competições estaduais.

continua após a publicidade

Para minimizar os efeitos de um retorno das férias prematuro, o tricolor decidiu realizar uma pré-temporada longe de Curitiba. Mais precisamente na cidade catarinense de São Bento do Sul.

A estratégia não era utilizada pelo clube desde 2004, quando realizou dois períodos de ?preparação especial?, mas, naquele ano, visando o Brasileirão. As atividades foram nas cidades de Itu-SP e Piratuba-SC. Desta vez, buscou-se um local mais próximo e menos dispendioso. Vinte jogadores do Paraná Clube seguem para a pré-temporada no dia 5 de janeiro, após a realização dos tradicionais testes físicos. Serão dez dias em São Bento do Sul, que fica a 120km da capital paranaense.

?O objetivo é potencializar os treinos físicos e técnicos, com um acompanhamento mais rígido quanto à alimentação e ao repouso?, explicou o preparador físico Fabiano Rosenau. Pela programação da comissão técnica, o time principal do Paraná Clube só vai a campo na terceira rodada do Paranaense, no dia 17 (ou 16), contra o Toledo, na Vila Capanema. E, dependendo da situação, Saulo de Freitas poderá não colocar o ?time ideal? nessa partida.

continua após a publicidade

?Na verdade, vai depender do andamento das negociações. A diretoria ainda busca pelo menos três reforços?, justificou Rosenau. Entre os vinte jogadores da pré-temporada, há ainda alguns casos a serem ?costurados? pelo vice de futebol Durval Lara Ribeiro. O atacante Leonardo, o ala Eltinho e o meia Joelson estão retornando de empréstimos. Têm contrato em vigência com o tricolor, mas devem primeiro acertar bases salariais.

A estratégia de preparação da equipe para o início da temporada também obrigará o técnico Saulo de Freitas a ?cair na estrada?. Além de acompanhar a maioria dos treinos em São Bento do Sul, terá que se desdobrar para ver o time ?alternativo? que irá atuar pelo menos nas duas primeiras rodadas do paranaense. Esse time já iniciou treinamentos antes mesmo do recesso para as festas de fim de ano.

continua após a publicidade

A partir do dia 2, volta à ativa na Vila Olímpica do Boqueirão, sob a supervisão do auxiliar-técnico Fernando Tonet.

A base será a equipe terceira colocada no Brasileiro Sub-20, com alguns reforços, como o goleiro Fabiano Heves e o zagueiro Ricardo Ehle, que terão a chance de estrear com a camisa tricolor.