Paraná Clube pode ter Cris na direita

Cris pode ser a novidade do Paraná Clube para o jogo desta quinta-feira, frente ao Juventude, no Pinheirão. O técnico Caio Júnior estuda a possibilidade de mantê-lo na lateral direita, como já ocorreu no segundo tempo da partida contra o Gama. Esta opção foi testada no treino tático de ontem à tarde e as chances de Cris aumentaram com a lesão de Luís Paulo. O titular deixou o gramado mais cedo, com dor na coxa esquerda. Caio já avisou: “O jogo é decisivo e só vou escalar quem estiver 100%”.

Com uma semana “cheia” para preparar o time, Caio Júnior vem testando alternativas que podem ser colocadas em prática já frente ao Juventude ou até mesmo na seqüência da competição. “Este é o último período livre para treinamentos mais puxados. A partir de quinta-feira, estaremos jogando a cada três ou quatro dias e os trabalhos ficam mais restritos à manutenção do grupo”, comentou Caio Júnior. No coletivo de domingo, por exemplo, ele escalou Cris na sua real posição, a lateral-esquerda. Com esta opção, deslocou Fabinho para o meio-de-campo, na posição de Alexandre.

“É uma alternativa que pode eventualmente ser utilizada”, disse Caio. O treinador ainda observa o rendimento de Goiano, recuperado de lesão no joelho (ele não participou das últimas cinco partidas do time). Mas, é certo que o volante retornará gradualmente ao time. O treinamento de ontem foi voltado especificamente à movimentação do sistema defensivo, que recorrerá a bloqueios individuais para conter a qualidade do ataque gaúcho. O Juventude é o vice-líder e possui um ataque muito veloz, com Michel, Marcelo, Edmílson e Cláudio Pittbul, sem contar Leonardo Manzi.

O líbero, neste trabalho, foi Fábio Luís, pois Roberto foi poupado. Com uma tendinite no joelho esquerdo, ele fez aplicação de gelo e descansou. O departamento médico acredita que Roberto já poderá ser utilizado no treino tático desta tarde, quando Caio Júnior deve definir o time. A provável formação é a seguinte: Marcos; Cristiano Ávalos, Roberto (Fábio Luís) e Weligton; Cris (Luís Paulo), Sidnei, Émerson, Alexandre e Fabinho; Maurílio e Márcio. O treino será direcionado para transição em velocidade da defesa para o ataque.

 

MMM. Está fórmula pode salvar o Paraná

O fraco desempenho do Paraná Clube neste Brasileirão possui alguns paradoxos. Com apenas seis jogos a disputar e ocupando a incômoda penúltima colocação, o Tricolor conta em suas fileiras com jogadores de inegável qualidade técnica e que já escreveram seus nomes na história do clube. Marcos, Maurílio e Márcio são “a cara do Paraná” e ídolos da galera. Além desta identidade, o Trio MMM está fazendo um grande campeonato brasileiro. Enquanto um tem se destacado por defesas de puro reflexo, os outros dois são artilheiros natos e já balançaram as redes 20 vezes.

“Cara, não consigo entender como chegamos nesta situação. Afinal, temos um dos melhores ataques deste campeonato brasileiro”, diz Maurílio ao repórter Irapitan Costa, da Tribuna. Com o pé calibrado nas cobranças de faltas – já fez quatro gols desta forma -, o capitão diz que só atingiu esta precisão com incansáveis treinamentos. “O treino diário faz a diferença. Tenho até orientado outros jogadores para que tenhamos também outras opções nas bolas paradas”, diz. Maurílio, no entanto, não se vê como “salvador da pátria”. O atacante demonstra mais confiança na união do grupo para fugir da “degola”.

“A salvação não pode estar em apenas dois ou três jogadores, mas no elenco todo”, afirma. Maurílio acredita que o time mudou seu perfil nas últimas partidas, com uma postura defensiva mais sólida. “Estávamos jogando à frente e até por isso marcamos tantos gols. Agora, está havendo maior equilíbrio”. Maurílio é o remanescente de uma “geração de ouro”. Afinal, viveu viveu os momentos de glória do Paraná Clube, que há uma década conquistou a segunda divisão nacional com um futebol de primeiríssima qualidade. Seu nome hoje ocupa posição de destaque, ao lado de ídolos como Adoílson e Saulo.

Não seria exagero comparar o Trio MMM com outro grupo de ídolos paranistas, formado por Régis, Adoílson e Saulo. “Só que o momento é outro e estamos convivendo com dificuldades e tentando driblá-las”, lembra Márcio. O artilheiro já fez dez gols no Brasileirão e é o quarto goleador na história do Paraná Clube, com 53 gols. Está atrás apenas de Saulo, Adoílson e Claudinho. Maurílio está “na sua cola”, com 50 gols (e na sexta colocação). O capitão, com mais um gol, se iguala a Lúcio Flávio, hoje vestindo a camisa do Coritiba.

Na cozinha

Eficiência no ataque, muito trabalho lá atrás. Marcos acredita que está fazendo seu melhor campeonato brasileiro e por isso não quer nem pensar em rebaixamento. “Nem na Copa João Havelange, quando fui o goleiro menos vazado, trabalhei tanto”, explica. Na semana passada, ele foi responsável direto pela vitória sobre o Gama, ao defender com os pés uma penalidade máxima cobrada pelo artilheiro Dimba. Marcos não se considera um ídolo, mas sabe que o reconhecimento do torcedor é muito importante. Com 14 anos de clube, jogar pelo Paraná é mais que uma simples profissão. “O coração já fala mais alto. Sem dúvida”.

Este aspecto emocional será imprescindível nesta reta final. Se o Trio MMM não é a salvação, ele com certeza dará a sustentação psicológica para o time, que luta desesperadamente por pelo menos três vitórias nos seis jogos em que o Tricolor decide sua vida na primeira divisão. Além do Juventude, adversário de quinta-feira, o Paraná ainda enfrenta Goiás, Botafogo, Coritiba, Grêmio e Figueirense. “Com a nossa colaboração, a união do grupo e o apoio do torcedor, vamos em busca dos resultados que nos garantirão um bom fim de temporada”, acredita o goleiro Marcos.

Ingressos já estão à venda

Começam a ser vendidos hoje os ingressos para o jogo frente ao Juventude. Houve uma redução significativa para atrair o torcedor. O ingresso de arquibancada custa R$ 5,00, com mulheres, menores, estudantes e sócios pagando R$ 3,00.

Além do preço promocional, quem comprar o ingresso antecipadamente participará de sorteio de uma TV 20″, duas camisas oficiais do clube, uma bicicleta e uma mala Ika. Portadores do Pass Card e Torcedor Paranista devem retirar seus cupons antecipadamente nas secretarias do Tricolor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo