Valquir Aureliano
O time de Lori Sandri voltou no segundo tempo mais ofensivo.

O alerta vermelho está mais uma vez aceso na Vila Capanema. Ontem, em Recife, o Paraná perdeu por 3 a 1 para o Sport, foi ultrapassado pelo Atlético e voltou à zona de rebaixamento do Brasileirão.

continua após a publicidade

Após uma boa vitória sobre o Corinthians, na última rodada, a má fase parecia ter ficado para trás. Mas o Tricolor voltou a decepcionar na Ilha do Retiro. Sem o artilheiro Josiel, não conseguiu ameaçar em nenhum momento o triunfo do Leão.

Com seis homens no meio e apenas Lima no ataque, o Paraná entrou em campo apostando nos contra-ataques. Mas a estratégia foi por água abaixo logo aos 2?. Luisinho Netto aproveitou uma falta pela direita e cruzou na área. Beto dividiu com Romerito e jogou contra o patrimônio. O árbitro deu o gol para o atacante pernambucano. Sport 1 a 0.

Atrás no placar, o Tricolor teve que partir para o ataque. Everton levou perigo com um chute da entrada da área, que passou raspando a trave. Batista também tentou, mas parou no goleiro Magrão.

continua após a publicidade

A reação ficou por aí. Afobado, o time da Vila passou a errar muitos passes. Isolado no ataque, Lima quase não pegava na bola. O Sport aproveitou e partiu para o abafa. Romerito, Carlinhos e Luisinho Netto, sempre perigoso nas cobranças de falta, obrigaram o goleiro Gabriel a se virar como pôde para evitar o segundo do Leão. Mas aos 41? não teve jeito. Da Silva foi lançado em velocidade, ganhou a dividida com Daniel Marques e bateu cruzado. Sport 2 a 0.

O Paraná voltou mais ofensivo para o segundo tempo. O técnico Lori Sandri sacou o zagueiro Toninho, para a entrada do atacante Vinícius Pacheco. Mas a mudança não deu resultado e o Sport continuou mandando no jogo.

continua após a publicidade

Rosembrick e Carlinhos Bala infernizavam a defesa paranista. Adriano Gabiru também esteve perto de matar a partida, mas parou em mais uma boa defesa de Gabriel.

O terceiro gol parecia questão de tempo. Porém, o garoto Jeff resolveu complicar as coisas para os pernambucanos. Ele entrou no lugar de Lima, aos 29?, e no minuto seguinte aproveitou uma cobrança de escanteio para, de cabeça, diminuir para 2 a 1.

Poderia ser o prenúncio de uma reação tricolor, mas esperança durou apenas dez minutos. Aos 40?, Luisinho Netto fez mais uma boa jogada pela direita e cruzou na área. Carlinhos Bala, totalmente livre, só teve o trabalho de tocar para a rede e decretar a vitória do Sport por 3 a 1.

Com 31 pontos, o Paraná caiu para a 17.ª posição. Para sair da zona, o Tricolor precisa vencer o Atlético no próximo domingo, em um clássico de vida ou morte na Baixada.

Gol no início determina a derrota pro Sport

Cahuê Miranda

Uma desatenção no início do jogo determinou a derrota do Paraná em Recife. Para os jogadores e o técnico Lori Sandri, o gol sofrido logo aos 2? do primeiro tempo desestabilizou o time e comprometeu a atuação do Tricolor. ?Tomamos o gol em uma jogada previsível e demos a possibilidade de o Sport jogar tranqüilo. Se tivéssemos conseguido segurar o empate no início, poderíamos ter feito um jogo melhor e conseguido outro resultado?, lamentou Lori após a partida.  O zagueiro Daniel Marques também reclamou da bobeira da equipe logo no começo. ?O time não teve competência para arrumar os detalhes, que foram as bolas paradas. O gol logo aos dois minutos prejudicou muito?, avaliou.

Para o zagueiro João Paulo, o Paraná deixou escapar a chance de um bom resultado. ?Sabíamos que seria difícil, mas tínhamos totais condições de vencer. Foi uma fatalidade o que aconteceu. Agora, temos que trabalhar ainda mais forte para fazer um bom jogo contra o Atlético?, afirma.

O Tricolor terá uma semana para colocar a casa em ordem antes do clássico, no próximo domingo, na Baixada. ?A situação é difícil, mas não é hora de baixar a cabeça. Teremos um clássico que é um confronto direto e temos que ganhar, para reagir o mais rápido possível?, avisa Daniel Marques.

BRASILEIRO 2007

26.ª rodada

SPORT 3 x 1 PARANÁ

Sport: Magrão; Luisinho Netto, César, Durval e Dutra; Ticão, Everton, Romerito (Júnior Maranhão  34? 2.º) e Rosembrick (Adriano  27? 2.º); Carlinhos Bala e Da Silva (Jadílson  20? 2.º). Técnico: Geninho.

Paraná: Gabriel; Daniel Marques, Toninho (Vinícius Pacheco  int.) e João Paulo; Araújo, Rafael Muçamba, Beto, Batista (Giuliano  27? 2.º), Everton e Paulo Rodrigues; Lima (Jeff  29? 2.º). Técnico: Lori Sandri.

Gols: Romerito (S), aos 2?, e Da Silva (S), aos 41? do 1.º tempo. Jeff (P), aos 30?, e Carlinhos Bala, aos 40? do 2.º tempo.

Árbitro: Emerson Batista da Silva (PB)

Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (RN/Fifa) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)

Cartões amarelos: Rosembrick, Jadílson (Sport), Daniel Marques, Araújo e Beto (Paraná)

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Público: 21.139