Foto: Valquir Aureliano |
O presidente Aurival Correia já acionou o departamento jurídico para ver qual medida será tomada. continua após a publicidade |
Uma decisão no mínimo ?inusitada? da Confederação Brasileira de Futebol acabou com a aparente serenidade do Paraná Clube, em uma semana sem rodada. Tudo por conta do desdobramento da penúltima rodada do Brasileirão. Às 17h07, em seu site oficial, a entidade confirmou o jogo Paraná x Santos para domingo (25/11), enquanto seus rivais diretos, Corinthians e Goiás, só vão entrar em campo na quarta-feira seguinte (28/11).
?Fiquei surpreso e considero uma decisão lamentável?, disparou o presidente Aurival Correia, que de imediato convocou uma reunião com seu departamento jurídico. ?Nossos advogados estão estudando a questão, mas vamos entrar com um mandado de garantia para evitar que esse absurdo se confirme?, disse o dirigente paranista. Na sua visão, a tabela divulgada pela CBF dá a conotação de que o Tricolor já está rebaixado.
?Entendemos que há o interesse da televisão em preencher a sua grade com o jogo do Corinthians. Mas os demais envolvidos na disputa devem ter o direito de jogar no mesmo dia e horário?, comentou Correia. Só que a tabela, no entanto, também mostra ?descaso? com a disputa pelas últimas três vagas à Libertadores da América. O Grêmio joga no Sábado (24/11), enquanto Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Flamengo entram em campo no domingo. Mesmo assim, em horários distintos, já que o time de Caio Júnior enfrenta o Inter às 16h, enquanto os demais jogam às 18h10.
A ação do Paraná será no sentido de que seu jogo contra o Santos, bem como Figueirense x Náutico – já que o clube pernambucano também está na ?briga? pela permanência na Série A – sejam disputados no mesmo dia e horário de Corinthians x Vasco e Atlético-MG x Goiás. ?Creio que seria a decisão mais justa, para que nenhuma das equipes tivesse a vantagem de saber o resultado de seus concorrentes?, ponderou Aurival Correia.
O vice-jurídico, Luís Carlos de Castro, e o advogado do clube, Domingos Moro, estão analisando a situação para definir o teor do pedido. Mas ainda hoje o Paraná deve dar entrada nesse mandado de garantia. ?Vamos esperar a definição dessa situação. Mas, independente disso, nada deve mudar o foco do time. Precisamos vencer e vencer, pois não tenho dúvida de que com seis pontos estaremos livres do rebaixamento?, destacou o vice de futebol José Domingos.
Descanso pro artilheiro
O centroavante Josiel só volta a treinar na segunda-feira. Aproveitando a folga na tabela, a diretoria decidiu liberar o atleta dos treinamentos desta semana. O artilheiro do Brasileirão foi para o Rio Grande do Sul, resolver assuntos particulares. ?Antes que perguntem, não tem nada a ver com seu futuro profissional. Não estamos pensando em negociações neste momento?, apressou-se em afirmar o vice de futebol José Domingos.
Para a comissão técnica, este descanso vem em boa hora para o jogador, que só não atuou em dois jogos neste Brasileirão. Foram, até aqui, 34 jogos, com 20 gols assinalados, que fazem de Josiel a principal referência do Paraná Clube na competição. Ele fez exatamente a metade dos gols da equipe neste nacional. ?Trocaria isso por uma condição mais tranqüila na tabela?, não se cansa de afirmar Josiel. No entanto, ele tem a perfeita noção de sua importância no elenco paranista.
Na temporada, somando-se Brasileiro, Paranaense e Libertadores, Josiel completou 54 jogos, quase sempre como titular e sem ser substituído. Marcou 31 gols, o que já o coloca numa posição de destaque entre os grandes artilheiros da história do clube, com média de 0,57 gol/jogo. O atacante é peça-chave para o Tricolor buscar aquilo que muitos consideram impossível: duas vitórias que podem livrar o representante paranaense do rebaixamento.
No final da temporada e com um grupo que somente nas últimas semanas atingiu um maior equilíbrio físico, a comissão técnica sabe que terá que dosar muito bem os treinamentos nos próximos dias. ?Temos que chegar com todo o grupo inteiro nestas duas decisões?, frisou o técnico Saulo de Freitas. Nesse processo, o descanso de Josiel é uma forma de garantir o artilheiro com baterias recarregadas e pronto para as batalhas contra Santos e Vasco.