O Paraná Clube terá uma nova referência ofensiva no jogo de hoje – às 16h, no Pinheirão -, frente ao Juventude. Sem contar com Leonardo, que se recupera de lesão no tornozelo, o técnico Caio Júnior confirmou o garoto Jeff no comando do ataque.
Esta é apenas uma das três alterações no time, que precisa dos três pontos para se manter na zona de classificação à Libertadores na largada do returno. Neguete na zaga e Sandro no meio-de-campo são as outras novidades, suprindo as ausências de Émerson e Beto, suspensos.
Com planos ambiciosos, o tricolor quer largar ?com o pé direito? nessa nova etapa. ?Agora os jogos são mais difíceis. É decisão atrás de decisão, sem tempo para reabilitação futura?, comentou Caio Júnior. Confiante no equilíbrio de seu elenco, vai estabelecer após o jogo de hoje novas metas, em etapas parciais. ?O objetivo final está lá na frente, no dia 3 de dezembro?, garante o treinador. O caminho para o sucesso nessa próxima fase – que vai até a 28.ª rodada – passa por uma vitória diante do Juventude. ?Nesse jogo, vale tudo. Até mesmo um gol aos 49 minutos do segundo tempo?, avisou.
Não é mera coincidência. Para os paranistas, a partida desta tarde terá muitos dos ingredientes do último jogo em casa (frente ao São Caetano, quando o tricolor conquistou a vitória no último lance da partida, em um gol ?chorado? do zagueiro Edmilson). Para derrubar o previsível ?paredão? do time gaúcho, Caio Júnior quer o Paraná repetindo o que faz de melhor: inversão rápida de lado e variações pelas laterais do gramado. Para isso, mais uma vez o time terá que superar o péssimo estado do gramado do Pinheirão, agravado pela seca dos últimos meses.
?Precisamos impor nosso ritmo, dançando conforme a música?, disse Maicosuel. O meia se recuperou da lesão que sofreu frente ao São Paulo e está confirmado no time.
Com a ausência de Beto, o treinador volta a escalar um meia mais criativo para fazer a ligação com o ataque. Sandro volta à condição de titular, sabendo que não poderá repetir os erros cometidos na última rodada, onde insistiu no drible e não conseguiu segurar a bola no campo ofensivo.
A experiência de Neguete na defesa (que será, inclusive o capitão do time) e a juventude de Jeff no ataque são as outras mudanças confirmadas por Caio Júnior. As escolhas do treinador visam a manutenção do perfil tático da equipe, apesar das características dos substitutos não serem nada parecidas com as dos titulares Émerson e Leonardo. No primeiro turno, com um time ?desmontado? e ainda sentindo os reflexos da comemoração do título paranaense, o tricolor foi derrotado pelo Juventude, então dirigido por Hélio dos Anjos, por 1×0.
CAMPEONATO BRASILEIRO
20ª RODADA
PARANÁ CLUBE x JUVENTUDE
PARANÁ
Flávio; Gustavo, Neguete e Edmilson; Angelo, Pierre, Batista, Sandro e Edinho; Maicosuel e Jeff.
Técnico: Caio Júnior.
JUVENTUDE
André; Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Igor; Wellington, Renan, Lauro, Alexandre e Márcio Azevedo; Leandrinho e Christian.
Técnico: Ivo Wortmann.
SÚMULA
Local: Pinheirão (Curitiba).
Horário: 16h.
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP).
Assistentes: Ana Paula da Silva Oliveira (Fifa-SP) e Evandro Luís Silveira (SP).