O futuro em cinco dias. O Paraná Clube decide a sua sorte na Copa do Brasil e no Campeonato Paranaense em 180 minutos. E com vantagens. Pelo que fez até aqui, o Tricolor nem precisa vencer.
Empates contra Vitória e Engenheiro Beltrão garantem a classificação da equipe de Paulo Bonamigo nos dois torneios. Na competição nacional, a situação é na teoria ainda mais confortável. Jogando fora de casa, o representante paranaense pode até perder por um gol de diferença (desde que marque gols) para chegar às oitavas-de-final.
No primeiro duelo, há duas semanas, o Paraná venceu por 1×0. Caso o Vitória consiga esse placar, os clubes decidem nos pênaltis quem enfrentará o Internacional na próxima fase da Copa do Brasil. ?Temos que jogar com inteligência, administrando a nossa vantagem?, comentou o volante Goiano. ?Isso não significa jogar pelo empate?, emendou. O pensamento do atleta resume o clima que envolve os jogadores do Tricolor para esse jogo, programado para amanhã às 20h30, no Manoel Barradas, em Salvador.
?Se fizermos um golzinho, obrigamos eles a fazer três?, lembrou o lateral Daniel Cruz. O resultado frente ao Iraty, no último domingo, além de deixar o Paraná a apenas um ponto da classificação às semifinais do Estadual, serviu para devolver a confiança ao grupo. ?Vínhamos bem e de repente perdemos dois jogos. Isso mexe com qualquer grupo. Mas, demos a volta por cima?, afirmou o zagueiro João Paulo. ?O Vitória trocou de técnico e eles vêm com tudo pra cima da gente, tentando tirar vantagem do fator torcida?, acredita João Paulo.
Mesmo tendo recorrido a uma estratégia diferente em Irati, quando trocou um zagueiro por um volante , Paulo Bonamigo deve voltar ao sistema tradicional. Até porque, conta agora com o capitão Luís Henrique para formar com Daniel Marques e João Paulo um paredão capaz de impedir as investidas do rubro-negro baiano. Foi com essa formação que o Paraná conseguiu atuações mais equilibradas, sob o aspecto defensivo. Mesmo sem muito tempo para treinar, o treinador fala insistentemente na necessidade do time conseguir um rendimento linear ao longo dos 90 minutos de bola rolando.
?Ainda estamos tendo algumas oscilações. Mas, vi, em Irati, um time obstinado. E essa determinação é fundamental para uma equipe que quer chegar?, comentou Bonamigo. Além de Luís Henrique, o treinador conta com a volta de Cristian que também não atuou no último fim-de-semana , mas perdeu o ala André Luiz. A definição da equipe ocorrerá somente momentos antes da partida. A comissão técnica aproveita a viagem antecipada, a delegação segue hoje pela manhã para a Bahia, para exibir vídeos das últimas partidas do Vitória.
Goiano jogará na ala direita
Em jogos recentes, Paulo Bonamigo recorreu a uma improvisação na ala esquerda, com Éverton. Agora, vai também utilizar dessa estratégia no outro lado do campo. Sem contar com André Luiz, vetado pelo departamento médico, o treinador vai escalar Goiano neste setor. ?É uma questão de coerência. O Araújo precisa de um tempo para esfriar a cabeça e trabalhar para buscar seu espaço?, disse o treinador.
Araújo atuou em doze jogos do Estadual e dois da Copa do Brasil. Mesmo assim, não conseguiu se firmar. Diante desse quadro, o treinador decidiu deslocar um volante para a ala direita, mesmo sabendo que isso pode inibir as ações ofensivas por este lado do campo, como já ocorreu no segundo tempo do jogo em Irati. Além dessa mudança, Bonamigo também confirmou as voltas de Luís Henrique e Cristian.
Já no setor ofensivo, Fábio Luís será mantido. Joelson ontem ficou apenas em tratamento e no fim da tarde foi vetado pelo departamento médico, ainda com dores na coxa esquerda. Havia a possibilidade de utilização de Clênio, mas a comissão técnica decidiu apostar no ritmo de jogo que o ?Tanque? vem adquirindo. ?O Clênio só pode atuar na Copa do Brasil e não é fácil para o atleta só jogar a cada quinze dias?, ponderou Bonamigo.
O treinador disse ainda que não pretende sair com tudo pra cima do Vitória. ?Vamos jogar para fazer ao menos um gol. Isso praticamente definiria a nossa classificação?, justificou. ?Mas, é uma decisão, onde teremos tempo para buscar esse gol?, afirmou Bonamigo. ?Nessa Copa do Brasil, o jogo é definido no detalhe e espero que a gente esteja numa noite inspirada?, finalizou o treinador paranista.
Vágner Mancini tem primeiro desafio
O jogo de amanhã, no Barradão, é praticamente a estréia do técnico Vágner Mancini. No último fim de semana, o treinador escalou um time reserva frente ao Feirense, num empate por 4×4. Contratado para a vaga de Oswaldo Alvarez, Mancini observou a equipe em ação contra o Ipitanga, na semana passada, e no último domingo dirigiu a equipe suplente, preservando os titulares para a decisão de amanhã.
O Vitória já está classificado para o quadrangular final do Campeonato Baiano, onde enfrentará Vitória da Conquista, Bahia e Itabuna. O centroavante Rodrigão, que já atuou na competição pelo Atlético-PR, não poderá atuar. Além disso, Índio foi recentemente negociado com o futebol coreano. Vágner Mancini comanda treino hoje, quando define a equipe. A diretoria do Vitória acredita na força de sua torcida para empurrar o time à classificação.