O zagueiro Aderaldo foi apresentado ontem pela diretoria tricolor. |
A reformulação está praticamente concluída. Oito reforços já se apresentaram e outros dois estão acertados. O Paraná Clube ainda precisará de algumas rodadas para mostrar seu novo time, mas tudo está sendo executado de acordo com o planejamento da diretoria. A incômoda lentidão em algumas transações foi, na avaliação do diretor de futebol Durval Lara Ribeiro, um mal necessário diante da qualidade dos atletas que o clube está trazendo.
?Trouxe jogadores que vi em ação e, por isso, a margem de erro será muito pequena?, afirmou Vavá. O diretor precisou ficar um dia a mais no interior paulista para definir a transação com o Ituano. Mesmo assim, somente o zagueiro Aderaldo já se apresentou ontem. Juliano chega na sexta-feira e Joelson só na segunda-feira. ?Trabalhamos muito para trazer esses meias e não foi fácil. Com eles, o time vai ganhar muito em criatividade?, comentou. A LA Sports, parceira do Tricolor, adquiriu 50% dos direitos federativos de Juliano e 65% de Joelson.
Na negociação, dois jogadores devem ser liberados para o Ituano, que disputa a Série B. O meia Róbson (que disputou o Paranaense pelo Império Toledo), que pertence à LA Sports e o zagueiro João Vitor. Não está descartada ainda a inclusão do meia Wiliam nesta negociação. A diretoria tricolor não confirmou a inclusão destes jogadores, até o momento.
Amanhã, o empresário Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho estará em Itu para acertar todos os detalhes desses percentuais. O Ituano ainda tenta garantir uma ?fatia? dos direitos econômicos do meia Thiago Neves, mas o clube e a empresa se mostram relutantes neste ponto.
Com estes jogadores, a LA Sports encerra sua participação, ao menos momentaneamente, junto ao Tricolor. ?Até ano passado atuávamos apenas nas categorias de base. Hoje, estamos ampliando nosso campo de ação e trouxemos seis jogadores?, lembrou Luiz Alberto. Todos os jogadores adquiridos pela LA -Parral, Daniel Marques, Aderaldo, Juliano, Joelson e Borges -foram indicados pelo diretor de futebol Durval Lara Ribeiro, que nunca escondeu sua preferência pelo mercado paulista, onde, segundo ele, estão os melhores jogadores do futebol brasileiro. Vavá viabilizou ainda a contratação do ala Neto (ex-Inter de Limeira), junto ao empresário Iko Martins.
?O diferencial desta parceria está justamente nesse aspecto.Os jogadores contratados pela LA foram indicados por nós?, lembrou Vavá, numa referência ao que ocorreu no ano passado, quando muitos jogadores trazidos pelo empresário Sérgio Malucelli não estavam nos planos do Tricolor, o que gerou um ?inchaço? do elenco. Na corrida contra o tempo para a montagem de um grupo competitivo, o vice de futebol José Domingos atuou em outras frentes e acertou as contratações dos volantes Mário César e Rafael e do atacante André Dias. Domingos ainda viabiliza mais três reforços: um goleiro, um líbero e um atacante.
Novo zagueiro já participou do treinamento
O zagueiro Aderaldo foi apresentado pela manhã e à tarde já participou do primeiro coletivo no novo clube. O jogador de 27 anos é o mais experiente do setor, com passagens por vários clubes do interior paulista – Comercial, Guarani, Botafogo e Ituano – e também do exterior, tendo atuado na Suíça e na Eslováquia. Aderaldo confirmou que precisou ?forçar a barra? para ser liberado pelo Ituano.
?Desde o primeiro contato com o Vavá, sempre deixei claro que iria atuar pelo Paraná. É a minha chance de fazer um grande Brasileiro?, disse o jogador. O zagueiro assinou contrato de um ano, permanecendo no clube também para o estadual de 2006. Diante da estratégia de jogo adotada pelo técnico Lori Sandri (3-5-2), Aderaldo vai ?brigar? com outros quatro zagueiros por uma vaga entre os titulares. O treinador antecipou que Da Silva é dos defensores do grupo, o que melhor se adapta à função de líbero.
No coletivo de ontem, onde atuaram apenas os jogadores que não enfrentaram o São Paulo, muitas caras novas. Além de Aderaldo, entraram em campo Neto, Rafael e Mário César, que podem ser utilizados por Lori Sandri já no jogo do próximo sábado, frente ao Juventude, no Pinheirão. A diretoria acredita que os recém-contratados terão seus contratos registrados na CBF até amanhã. ?Além dessa questão legal, vou observar o rendimento dos jogadores. Só no coletivo de quinta-feira (amanhã) defino o time?, avisou Lori.