O Dia das Mães foi marcado pelo início oficial das obras no Ninho da Gralha. A previsão dos empreendedores é de que no final do ano, mais especificamente no dia 19 de dezembro, data do 19.º aniversário do Paraná Clube, o novo centro de treinamentos será inaugurado. O local abrigará todas as categorias de base, do pré-mirim aos juniores.
O projeto saiu do papel através da parceria firmada no mês passado entre a diretoria tricolor e a Base (Bom Atleta Sociedade Empresária Ltda.).
Dirigentes, conselheiros e alguns torcedores estiveram ontem pela manhã na antiga sede Quatro Barras, que agora será totalmente reformulada para formar os novos valores do Tricolor. ?A nossa idéia é transformar o Paraná em referência nacional na formação de atletas e cidadãos?, disse Marlo Litwinski, vice-presidente de categorias de base e sócio-proprietário da Base. ?É um salto de qualidade para o clube, que precisava de um investimento deste porte?, emendou.
A nova parceira do Paraná vai investir, inicialmente, cerca de R$ 4 milhões. O projeto total tem um custo estimado de R$ 19 milhões, ao longo dos doze anos de contrato. Neste período, todos os atletas formados no Ninho da Gralha terão 50% de seus direitos econômicos vinculados à Base. ?Espero que seja uma parceria de sucesso. Que possamos revelar muitos valores e captar recursos. Hoje, é impossível tocar o futebol de qualquer clube sem a revelação e a comercialização de atletas?, analisou o presidente Aurival Correia.
O centro de treinamentos terá sete campos e um mini-estádio. Três desses campos têm terraplenagem pronta. As obras ocorrerão também em outras frentes, como a construção dos dormitórios para 98 atletas. O Ninho terá ainda refeitório, cozinha, sala de estar e lazer, sala de musculação e ginástica, vestiários, lavanderia, sala de aula e biblioteca, piscina de recuperação e regeneração, banheiras de hidromassagem, sala de fisioterapia, consultórios de psicologia, odontologia e nutrição, departamento médico, lan house, sala de imprensa, sala de reuniões para comissão técnica, almoxarifado e casas para funcionários.
Após o término da parceria, que tem um contrato renovável, todas as benfeitorias serão de propriedade única do Paraná. Se tudo correr segundo o cronograma, a partir de fevereiro do ano que vem, as equipes de base passarão a trabalhar exclusivamente em Quatro Barras.
