O fim do jejum foi em grande estilo e com placar clássico. O Paraná Clube venceu ontem, pela sétima rodada do campeonato brasileiro da série A, sua primeira partida como mandante. Num Pinheirão quase vazio, o time do técnico Lori Sandri bateu o Fortaleza por 3 a 0, com dois gols do artilheiro Borges e um do sonolento meia Thiago Neves.
Com o resultado, o tricolor paranaense somou nove pontos na tabela e deixou, pelo menos momentaneamente, a zona de rebaixamento do Brasileirão 2005. Melhor: o time fez as pazes com a torcida, que foi fundamental para a vitória, embora não tenha comparecido em grande número.
No primeiro tempo, o Paraná iniciou em alta velocidade. Dominando o meio-campo com facilidade e boa disposição tática, o time do técnico Lori Sandri criou diversas oportunidades. Mas parece que a vontade de marcar logo o primeiro gol atrapalhou os planos dos jogadores que, afoitos, desperdiçaram as chances construídas através do bom domínio territorial. Borges, André Dias e Thiago Neves perderam boas chances nos primeiros movimentos da partida.
O Fortaleza, bem postado na defesa, soube segurar os ataques iniciais e partiu para os contra-ataques, criando algumas chances. Mas com Clodoaldo e Marcos Denner sem muita inspiração, o time cearense ainda equilibrou as ações, mas pecou, assim como o Paraná, nas finalizações.
Nervoso em campo, no entanto, sobraram cartões para o representante nordestino. Somente nos primeiros 45 minutos, os jogadores do Fortaleza receberam cinco amarelos (dois para paranistas) e um vermelho. Chiquinho foi expulso aos 43.
Assim, Lori tirou proveito da vantagem numérica, para tirar o zagueiro Marcos e colocar o meia Maicosuel, dando melhor movimentação ao meio-campo paranista.
E o resultado foi que logo aos 2 minutos Borges abriu o placar para o Paraná. Em cruzamento da direita, ele deu um chapéu num zagueiro, tirou o outro da jogada e tocou no canto, fora do alcance de Bosco. Na comemoração, ele foi dar parabéns à torcida.
Sete minutos depois, em jogada ensaiada, Neto cobrou falta para o meio da área, e Thiago Neves chutou para marcar o segundo. Bosco, com a visão encoberta, nada pôde fazer.
O Paraná seguia dominando com facilidade, enquanto o Fortaleza tentava uma reação. Se lançou para o ataque, e abriu espaço para o dono da casa aproveitar os contra-ataques. Foi assim que nasceu o terceiro gol paranista. Vicente arrancou do campo de defesa, passou por dois e foi derrubado na área, sofrendo pênalti, que Borges cobrou com tranqüilidade, deslocando Bosco para a esquerda e pondo a bola na direita. Foi o quinto gol do artilheiro tricolor no brasileiro.
O Paraná volta a campo no próximo domingo, novamente em Curitiba. Mas o jogo será no Couto Pereira, quando o time enfrenta o Coritiba. Já o Fortaleza recebe o Santos, no Castelão.
CAMPEONATO BRASILEIRO
7ª. rodada
PARANÁ CLUBE 3×0 FORTALEZA
PARANÁ: Flávio; Daniel Marques, Marcos (Maicosuel) e Aderaldo; Neto (Goiano), Rafael Mussamba, Beto, Thiago Neves (Chiquinho) e Vicente; Borges e André Dias. Técnico: Lori Sandri.
FORTALEZA: Bosco; Chiquinho, Alan, Ronaldo Angelim e Giba; Erandir, Hernani, Paulo Isidoro e Mazinho Lima (Lúcio); Marcos Denner (Rinaldo) e Clodoaldo (Dudi). Técnico: Vágner Benazzi.
SÚMULA
Gol: Borges, aos 2? e aos 25? e Thiago Neves, aos 9? do 2.º tempo.
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima (RJ) e Edinei Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Cartões Amarelos: Alan, Aderaldo, Chiquinho, Giga, Erandir, Marcos Denner, Marcos (PR), Bosco
Cartões vermelhos: Chiquinho (43?, 2.º),
Público: não fornecido
Renda: não divulgada
Local: Pinheirão (Curitiba)