O Paraná Clube estreia amanhã – às 16h10, no Durival Britto – na Série B. Frente ao Ipatinga, o técnico Marcelo Oliveira lança mão de um novo time, que terá nada menos do que quatro “caras novas”.
As mudanças na equipe ocorreram em meio a uma semana conturbada, por causa de atrasos salariais e até uma ameaça de nova paralisação dos jogadores, mas após a dissipação da crise o técnico Marcelo Oliveira tratou de intensificar treinos para dar conjunto para o duelo contra o vice-campeão mineiro.
Partindo de uma base defensiva – ponto forte do Tricolor no estadual -, o treinador fez ajustes no meio-campo e no ataque. Na proteção à zaga, a novidade é a presença de Ives.
O volante de 24 anos, após passagens por equipes de menor expressão (Volta Redonda, Mesquita, Rio Branco) e uma experiência obscura no futebol romeno, busca nova projeção nacional disputando a Segundona.
Também na meia-cancha, Marcelo Oliveira joga suas fichas no armador Wanderson, 29 anos, ex-Democrata de Governador Valadares. “O entrosamento virá com o tempo. Nessas primeiras rodadas vale a superação”, disse o jogador, que será peça-chave nesse período de transição.
Até aqui, Paraná sentiu a ausência de um camisa 10 capaz de ditar o ritmo da equipe, cadenciar o jogo e alimentar o setor ofensivo. Com as entradas de Ives e Wanderson, o polivalente João Paulo, que vinha tentando desempenhar essa função, foi deslocado para a ala-direita. Na esquerda vai estrear Gílson, ex-Cascavel, 23 anos, que levou a melhor na disputa com Kim, outro ala recém-contratado.
Completando as modificações, Marcelo Oliveira optou por um atacante de referência, dando ao artilheiro Marcelo Toscano maior liberdade para “flutuar” pelos lados. Leandro Bocão, 30 anos, ex-Toledo, que um dia já foi meia, será o centroavante. Os outros três contratados para a Série B ficarão no banco de reservas: Flavinho, Walderi e Somália.
Dos sete remanescentes do primeiro quadrimestre, a maioria integra o sistema defensivo: Juninho, Irineu, Alessandro Lopes, Luís Henrique e Chicão. Fecham a lista João Paulo e Marcelo Toscano.