Valquir Aureliano
O preparador físico Fabiano Rosenau definiu o local e afirmou que em dez dias coloca os jogadores em forma pra temporada 2008.

O Paraná Clube fará a sua pré-temporada fora de Curitiba. A cidade catarinense de São Bento do Sul ? a 120km da capital paranaense – será confirmada hoje como o local para a preparação da equipe, que tem como missão em 2008 resgatar sua imagem e a vaga na elite nacional. A comissão técnica deverá levar 20 jogadores para esse período de treinamentos, entre os dias 5 e 15 de janeiro. Dez dias para lapidar o condicionamento físico e técnico do elenco.

continua após a publicidade

?Não dá para dizer que é o tempo ideal, mas dá para se fazer um bom trabalho?, comentou o preparador físico Fabiano Rosenau, responsável pela definição do local para a pré-temporada. ?Hoje, esse tempo chega a ser suficiente porque os jogadores estão muito mais profissionais. Todos receberam um programa de treinos a ser aplicado durante as férias?, explicou. Até mesmo aqueles que não estavam no grupo que fechou a temporada receberam instruções especiais.

São os casos de Eltinho, Joelson e Leonardo. ?Pelo que nos foi passado, eles devem estar no grupo para a disputa do Estadual. Conversei com cada um deles, para que ninguém chegue zerado?, disse Fabiano. No grupo que seguirá para São Bento do Sul, alguns treinaram forte até o último sábado. O zagueiro Luiz Henrique, o ala André Luiz e os volantes Beto e Léo (recém-contratado) receberam atenção especial para que possam iniciar o período de treinos no mesmo nível dos demais jogadores.

?No caso do Luiz, do Beto e do André, o cuidado se deve ao fato deles terem ficado um bom tempo no departamento médico. Já em relação ao Léo, é atleta que está chegando agora e que entrou em férias mais cedo?, justificou Fabiano Rosenau. ?Nesses dias, procurei melhorar o condicionamento físico deles. Assim, estarão aptos a treinar no mesmo ritmo dos demais jogadores, a partir do dia 5?. A reapresentação do Paraná ocorrerá no dia 2 de janeiro, à tarde, mas os primeiros dias serão dedicados às avaliações físicas.

continua após a publicidade

?Já temos todo o cronograma estabelecido. Nos dias 3 e 4 faremos as avaliações necessárias e no dia seguinte vamos para São Bento do Sul?, disse Rosenau. O preparador físico foi quem definiu o local para a pré-temporada. ?O local nos permitirá realizar um bom trabalho, com atenção especial à alimentação, ao treino intenso e ao repouso?, afirmou. A delegação ficará concentrada no Novotel e realizará os treinos em campos de empresas da região, no próprio hotel e na piscina. ?Esse período é fundamental para o atleta. Com um bom trabalho é possível minimizarmos o número de lesões ao longo de toda a temporada.?

Como São Bento do Sul fica a aproximadamente 90 minutos de Curitiba, o técnico Saulo de Freitas também poderá se dividir entre a preparação do time principal e o acompanhamento do grupo que representará o Tricolor nas duas primeiras rodadas do Campeonato Paranaense. Contra Iguaçu – em casa – e Londrina, o Paraná recorrerá a um time alternativo, que terá a sua base no time que conquistou o terceiro lugar no Brasileiro Sub-20. As exceções serão o goleiro Fabiano Heves e o zagueiro Ricardo, já do elenco principal e que terão a oportunidade de estrear com a camisa tricolor nesses jogos.

continua após a publicidade

Éverton na mira do Internacional

Valquir Aureliano
Destaque do Paraná no Brasileiro Sub-20, Éverton chamou a atenção dos gaúchos.

A campanha do Paraná no Brasileiro Sub-20 pode render bons negócios. O Internacional quer contratar o meia Éverton e há empresários de olho no artilheiro Jéfferson. A diretoria do Paraná Clube, porém, não confirma essas possibilidades. Os dois estão nos planos do clube, já para a largada do Campeonato Paranaense, onde dariam um toque de experiência ao grupo nos dois primeiros jogos da competição.

Mesmo jovens – ambos só completam 20 anos em 2008 -, os dois estiveram no grupo principal ao longo de toda a temporada. Éverton, por exemplo, esteve em campo em 29 jogos do Brasileirão. A falta de experiência talvez tenha pesado para que o meia não se transformasse em ?revelação? da equipe. Já Jefferson, que sempre marcou muitos gols na equipe júnior, foi menos utilizado, muito pelo estilo de jogo do Paraná, que há tempos não utiliza um centroavante de referência.

Antes mesmo da participação de Jéfferson no Sub-20 – onde foi o artilheiro do torneio com 7 gols em 7 jogos – havia boatos de interesse de empresários italianos na sua contratação. Agora, é a vez do Internacional manifestar desejo de levar Éverton. Independente do que possa ocorrer, a diretoria do clube só tem uma posição bem definida quanto a eventuais transações. Diante de recentes fracassos – como no caso de Leonardo, que não vingou no Flamengo -, o Paraná não pretende realizar negociações por empréstimo.