As atenções, hoje, não estarão voltadas exclusivamente para o campo de jogo. O Paraná Clube estréia seu quarto técnico às 16 horas, frente ao Guarani, no Couto Pereira.
O paulistano Edu Marangon teve uma semana para assimilar a estrutura do time e buscar informações detalhadas sobre o elenco. Conversou muito com os demais integrantes da comissão técnica, dirigentes e jogadores e partiu para uma estratégia simplista: não mexer na estrutura da equipe.
“Chegar e mudar tudo seria no mínimo burrice. Até porque, a campanha é boa. É só deixarmos de lado os dois últimos tropeços e começar a escrever uma nova página a partir deste domingo”, resumiu o treinador. Marangon não economizou elogios à qualidade do grupo e ao bom entrosamento entre os jogadores. “A impressão, nos treinos, foi muito positiva. Tive até a condição, apesar do pouco tempo, de introduzir algumas variações que poderemos trabalhar futuramente”.
Os seus antecessores obtiveram campanhas regulares. Com Cuca, o Paraná viveu seu melhor momento, conquistando 50% dos pontos disputados. Na sua estréia, houve empate (2×2), com o Santos, na Vila Belmiro. Adílson Batista só computou 41,67% dos pontos possíveis, mas com ele o Tricolor obteve a primeira vitória fora de casa e logo na primeira partida sob o seu comando o Tricolor arrasou o Flamengo (6×2). Interino, Saulo de Freitas conseguiu a primeira seqüência de três vitórias, apesar da estréia ruim: 1×5 para o líder Cruzeiro. Sob seu comando, o rendimento foi de 47,62%.
Analisando a tabela, Edu Marangon teve o cuidado de usar a semana para preparar o time não apenas para o jogo deste domingo. “Não teremos tempo para treinar na próxima semana, pois temos um jogo fora de casa na quarta-feitra. Por isso, intensificamos alguns treinos técnicos e táticos, mas sempre focando o Guarani, nosso primeiro adversário. O Paraná ainda enfrentará o Goiás e o Fluminense nesta primeira seqüência sob o comando de Marangon.
O treinador conta hoje com a volta dos quatro titulares que não atuaram contra o Santos. Com os alas Valentim e Fabinho, o time ganha consistência nas jogadas pelos flancos. O zagueiro Ageu e volante Pierre garantem maior segurança defensiva, num jogo onde a “paciência” é ingrediente indispensável para o sucesso. Edu espera um adversário “fechado”, jogando no erro do Paraná.
A única mudança em relação ao time-base ocorre no comando do ataque. Flávio Guilherme entra na vaga de Renaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. “Recebi um grande apoio do treinador e não vou decepcionar. Um resultado positivo hoje é decisivo para o futuro do Paraná na competição”, comentou o atacante que já fez dois gols neste campeonato, contra Goiás e Flamengo.
Guarani lança novos jogadores
Campinas
(AE) – O Guarani terá um time renovado diante do Paraná. O técnico Barbieri continua apostando nas revelações da casa, mas neste jogo a grande novidade será o retorno do experiente meia Marquinhos, de 29 anos, que não é titular do time desde a 15.ª rodada, quando sofreu uma lesão muscular diante do São Paulo.“Dentro da necessidade de se ter um equilíbrio no time, o Marquinhos pode comandar a garotada”, justificou o técnico, que deve preterir a revelação Dinelson.
Apontado como mais nova promessa para o futebol brasileiro e até pouco tempo atrás uma unanimidade entre os titulares do Guarani, o meia Dinelson pode estar indo para o banco de reservas. Com 17 anos, o jogador estreou contra o Corinthians e, depois de grande atuação, não saiu mais, sendo escolhido pela torcida como novo xodó. Bastou uma marcação mais forte para que o jogador sumisse em campo.
Como o treinador perdeu as lideranças do goleiro Jean e do zagueiro Paulão, suspensos 60 dias pelo STJD, um jogador mais velho serviria para cadenciar o jogo, principalmente pelo fato de estar jogando fora de casa.
Por outro lado, Barbieri confirmou a entrada de mais um garoto no time. Sem poder contar com Emerson e Leandro Guerreiro, ambos suspensos com três cartões amarelos, o volante Roberto, de 18 anos, faz sua estréia como profissional contra os paranaenses.
“Estou tranqüilo. Todos estão me dando muita força e espero fazer uma boa partida e ajudar o Guarani a conquistar a vitória fora de casa, que vai nos ajudar no campeonato”, disse Roberto, ainda tímido com o assédio da imprensa.
CAMPEONATO BRASILEIRO 26ª RODADA
PARANÁ:
Flávio: Valentim, Cristiano Ávalos, Ageu e Fabinho; Fernando Miguel, Pierre, Caio e Marquinhos; Maurílio e Flávio Guilherme. Técnico: Edu Marangon.GUARANI:
Fernando: Ruy, Juninho, Bruno Quadros e Gilson; Roberto, Rafael, Alex e Dinelson (Marquinhos); Wágner e Rodrigão. Técnico: Barbieri.SÚMULA
Local:
Horário: 16h.
Árbitro: Vinícius Costa da Costa (RS).
Assistentes: Marcos Viana Ibañez (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS).