Paraná Clube estará com time ideal só no mês de fevereiro

O preparador físico Darlan Schneider projeta um grupo homogêneo e equilibrado somente após a 5.ª rodada do Campeonato Paranaense, em meados de fevereiro. Pela sua avaliação, a condição do Paraná Clube é apenas razoável para o início de competição. Neste domingo – às 19h30, no Durival Britto – o Tricolor estreia na competição após dezessete dias de pré-temporada. Um tempo escasso e que obrigou a comissão técnica, nas palavras do próprio especialista, a ‘queimar algumas etapas’.

O grupo atual é composto por 35 atletas, sendo que 15 destes foram recentemente contratados. ‘Há uma base remanescente, o que facilita o trabalho. Mas, mesmo assim, recebemos um volume razoável de novos jogadores, que vêm de uma realidade. Leva algum tempo até ajustarmos todos a um mesmo padrão’, disse Darlan. Na prática, a comissão técnica procura fazer dos primeiros jogos do Estadual uma extensão desta fase de preparação, aproveitando algumas semanas ‘cheias’ entre o fim de janeiro e o início de fevereiro para complementar o trabalho e assegurar um melhor lastro físico aos jogadores.

‘Debatemos esta questão e explicamos à diretoria que precisaríamos queimar etapas para assegurar uma boa condição para as primeiras rodadas. E assim foi feito, sempre com muita cautela’, disse Schneider. ‘Neste início de competição é preciso muita cautela. Tivemos um trabalho inicial de avaliação fisiológica e um acompanhamento diário do André Fornaziero, nosso fisiologista’, explicou o preparador físico. ‘Com isso, procuramos colocar para treinar sempre aqueles que estavam em melhores condições. Até porque, durante a pré-temporada a carga de trabalhos é sempre mais intensa’.

Experiência anterior

Para o preparador físico, o trabalho desenvolvido até aqui foi excelente. ‘Vejo que iniciaremos o ano em um estágio de razoável para bom. A evolução virá ao natural, como deve ser’. O fato de já conhecer o clube – em 2011 teve uma breve passagem pelo Tricolor, na comissão técnica de Guilherme Macuglia – foi importante na organização dos trabalhos realizados integralmente no Ninho da Gralha. ‘A partir de agora, pisamos um pouco no freio, de olho no jogo de domingo. É importante ressaltar que o comprometimento de todos, daqueles que já estavam no clube e dos que chegaram, foi muito importante para o desenvolvimento do nosso trabalho’, afirmou Darlan Schneider.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna