Paraná Clube está sem saída

Pouca conversa e calculadoras de lado. A comissão técnica evita uma sobrecarga ao elenco do Paraná Clube, que faz amanhã, diante do Gama, um jogo de vida ou morte. Para não amargar a segunda divisão em 2003, o Tricolor precisa de aproveitamento máximo nos quatro jogos que irá disputar em casa nesta reta final do Brasileirão.

A matemática pode parecer pouco animadora para um time que até aqui só venceu cinco vezes em dezoito partidas disputadas. Por isso, Caio Júnior vai trabalhar os pés – e a cabeça – dos jogadores, jogo a jogo.

“Não adianta falarmos em quatro vitórias se não dermos o primeiro passo, que é superar o Gama”, comentou o treinador paranista. Esta será a diretriz do clube nos últimos sete jogos da equipe. “Ainda há muitos confrontos diretos o que pode gerar uma mudança nas projeções. Mas, temos que deixar tudo de lado e buscar o único resultado que nos manterá na briga”, ponderou. Mesmo estando fora da “zona de rebaixamento”, o Gama também entra em campo sob pressão. O time do Distrito Federal só tem mais cinco jogos a disputar e não está livre da degola.

As duas derrotas seguidas -para Paysandu e Vasco -não alteraram os planos de organização tática do Paraná. Caio Júnior entende que o time mostrou mais solidez defensiva, o que vinha sendo um problema até então. “Vencemos o Vitória sem sofrer gols e o jogo de Belém foi atípico, pois tivemos um jogador a menos por 85 minutos de jogo. Contra o Vasco, o erro foi fazer faltas próximas à área”, analisou. Caio comandou treinamentos em dois períodos ontem, tentando melhorar o sentido de penetração do seu time. “Precisamos de maior movimentação dos meias e tenho cobrado isso”, disse.

Caio Júnior já confirmou três alterações na equipe. Cristiano Ávalos retorna à zaga, Ronaldo entra no meio-de-campo e Fabinho volta à ala-esquerda. No ataque, a comissão técnica ainda aguarda a recuperação de Márcio, que levou uma pancada na panturrilha esquerda, na última partida. A presença de Cristiano Ávalos chegou a ser cogitada pela comissão técnica já no Rio de Janeiro, mas na última hora ele não foi escalado. Caio preferiu dar ao zagueiro mais alguns dias para aprimorar a forma física, pois já completou um mês fora da equipe devido à uma lesão muscular.

Ronaldo será o substituto de Émerson, suspenso com três cartões amarelos, e Fabinho volta após cumprir suspensão. Nos treinamentos, Caio utilizou Flávio e depois Waldir, mas o departamento médico acredita que Márcio já estará recuperado para o apronto desta manhã. O time trabalhou com Marcos; Cristiano Ávalos, Roberto e Weligton; Luís Paulo, Sidnei, Ronaldo, Alexandre e Fabinho; Maurílio e Flávio (Waldir).

Gama alterado

O Gama terá o retorno do zagueiro Jairo na partida de amanhã, contra o Paraná, no Estádio Pinheirão, em Curitiba. O técnico Sérgio Alexandre só deverá fazer essa mudança apesar da derrota de 3 a 1 para o Grêmio na última rodada. O jogador ficou fora do jogo com Grêmio para cumprir suspensão por terceiro cartão amarelo e volta no lugar de Nem.

O treinador não demonstrou irritação com o desempenho da equipe que jogou na casa do adversário e chegou a abrir o placar, aos 12 minutos do primeiro tempo e ficou com a vantagem até os 29 da etapa final, quando cedeu à pressão do Grêmio e levou o gol de empate. Pelo contrário, ele admitiu que é muito difícil vencer o time gaúcho em Porto Alegre.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo