Sem um calendário definido para 2012, o Paraná Clube convive com um clima de incerteza. A posse da nova diretoria só ocorrerá no dia 13 de dezembro, mas os próximos dias serão marcados pela articulação política nos bastidores do futebol paranaense. O desafio tricolor é usar da força de sua tradição para tentar antecipar a Divisão de Acesso. Para conseguir essa reorganização do cronograma, o clube terá que encontrar um patrocinador de peso para a competição.

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O problema é que ao longo dos anos recentes, o Paraná tem convivido com sérias dificuldades financeiras, justamente por falta de um patrocínio compatível com a força de sua camisa. A “parceria” com a Sinoway, por exemplo, ainda é tratada como um tabu dentro do clube. Dirigentes evitam o tema, mas há quem afirme que promessas não foram cumpridas e que durante muitos meses o Tricolor estampou a marca em suas camisas sem recveber pela publicidade.

A mudança no calendário amenizaria, em muito, o principal problema do Paraná para 2012. Com a Divisão de Acesso confirmada para o período entre maio e agosto, como já consta do calendário da Federação Paranaense de Futebol, o Tricolor corre o risco de ficar na ociosidade por quase seis meses. Isso, é claro, dependendo do tratamento que a diretoria for dar à Copa do Brasil.

A segunda maior competição do país tem início programado para 7 de março. A tendência é o Paraná entre no torneio pelo ranking nacional da CBF, independentemente da atualização após o término da temporada 2011. É justamente aí que reside o dilema dos paranistas. Como montar um time competitivo apenas para a Copa do Brasil? Hoje, tudo aponta para um inevitável “desmanche” do grupo. “Estamos conversando com alguns jogadores, mas é difícil imaginar a sustentação de um elenco de qualidade sem um calendário para os próximos meses”, admitiu o vice financeiro do clube, Celso Bittencourt.

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