Certamente, o Paraná viveu nesta semana alguns de seus momentos mais tensos na temporada. Vindo de duas partidas sem vitória, a equipe está mais perto do rebaixamento que da classificação para a segunda fase do campeonato paranaense.
Mas ainda há possibilidades reais de avançar na competição, e elas estão diretamente ligadas a uma vitória hoje (16h) sobre o Rio Branco, no estádio Nélson Medrado Dias. Além disso, vencer significa colocar de lado uma imensa crise prestes a eclodir.
Assim, era óbvio que os últimos dias seriam carregados, como foram. Na quinta, o treinador paranista elencou várias hipóteses para a formação da equipe, mas no dia seguinte confirmou outra, completamente diferente. A principal novidade é o meia Everton, que será improvisado na lateral esquerda (Fabinho, o titular, está suspenso). “Já fiz essa função algumas vezes no time júnior. E nesse momento a gente precisa ajudar de qualquer maneira”, diz o jovem (20 anos) jogador.
A motivação de Everton serve também para animar o elenco, que sentiu o baque das últimas partidas. “Nós realmente estamos passando um momento difícil, mas eles têm sido extraordinários”, diz Caio Júnior, que gostou da evolução da equipe contra o Malutrom, na quarta. “A equipe respondeu muito bem à partida, e o segundo tempo foi semelhante ao segundo tempo da partida contra o Juventude, ano passado. Nós estamos melhorando visivelmente”, comenta o técnico paranista.
Até por isso, Caio escala a equipe na mesma formação (3-5-2) usada no meio de semana. Ele conta com o retorno de Ageu à defesa, formando com Roberto (que também volta) e Fernando Lombardi. “É uma partida decisiva, e mesmo quem não vai jogar precisa estar junto, porque uma vitória é fundamental para as nossas pretensões”, afirma o tricolor.
Sem Fabinho e escalando Everton, Caio terá dois jogadores ?improvisados? nas alas – Wil-lian não é lateral de ofício -, o que em tese dificultaria a marcação mas facilitaria o apoio, já que Everton e Willian são jogadores agressivos. Por isso, ele mantém Goiano e Emerson no meio-campo, para que o Paraná não perca na marcação.
Na vaga de Flávio, que tem que cumprir suspensão automática, entra Waldir, que anda passando incólume pelas críticas da torcida. Ao seu lado jogará o criticado Dauri, que terá que fazer a função de centroavante. “Não será novidade para mim”, atesta o jogador. “Nos últimos clubes que passei, jogava assim e nunca tive problemas”, completa.
CAMPEONATO PARANAENSE
RIO BRANCO x PARANÁ CLUBE
Local: Nelson Medrado Dias (Paranaguá)
Horário: 16h
Árbitro: Francisco Carlos Vieira
Assistentes: Altemar Roberto Domingues e Antonio Aparecido Casagrande
RIO BRANCO: Rodrigo, Márcio, Luiz Carlos, Nivaldo e Sandro Neves; César Gaúcho, Erminho, Rogério e Lau; Negresco e Ratinho. Técnico: Nedo Xavier
PARANÁ CLUBE: Darci, William, Roberto, Ageu e Everton; Goiano, Émerson, Fernando Miguel e Marquinhos; Dauri e Waldir. Técnico: Caio Júnior