Se quase todo mundo já começou a festejar o Carnaval, pro Paraná não tem folia. O Tricolor enfrenta hoje, às 18h30, o Iraty, pela 4.ª rodada do Paranaense 2010. A partida foi adiada por causa das chuvas e por isso a bola rola na Vila Capanema em um dia que deveria ser de folga.

continua após a publicidade

Como o Paraná está fora da zona de classificação, há quatro jogos sem vencer, a ordem é levar os três pontos. Só assim pro elenco comemorar a volta ao grupo dos que se garantem na segunda fase e deixar a completa redenção pra quarta-feira de cinzas.

Contrariando as expectativas, o treinador Marcelo Oliveira não se importa em trabalhar em um dia que poderia ser de descanso. “Eu não sou muito chegado em carnaval”, disse o comandante, que ressaltou outros momentos especiais perdidos em sua vida por estar ganhando o pão de cada dia com o futebol. “Vou te falar, não vi minhas duas filhas nascerem”, recorda.

Se o treinador não é muito chegado em folia e quer trabalho sério no Tricolor, ao menos o lateral Guaru pretende que o grande baile carnavalesco de 2010 comece dentro de campo.

continua após a publicidade

O jogador integrou a linha de frente tricolor, que treinou faltas e finalizações depois do rachão de ontem, na Vila Capanema. “Se tiver oportunidade a gente vai bater e fazer o gol”, falou.

S.O.S. bola na rede

continua após a publicidade

Balançar as redes, aliás, é uma das grandes dificuldades do Paraná nos últimos tempos. Há três jogos o time não marca no Estadual.

Os atletas tricolores andam desperdiçando claras oportunidades de balançar as redes e começaram a desencantar apenas no empate de quarta-feira, em 1 a 1, contra o Cerâmica, pela Copa do Brasil.

Por isso, cada gol feito em um treino é comemorado com vibração. Guaru, quando marcou na manhã de ontem, foi ovacionado pelo grupo.

Hoje, ele pretende receber o mesmo tratamento por parte da torcida. “Estamos tendo calma pra tentar finalizar bem e fazer os gols que a gente precisa”.

Como chegar?

A fórmula parece simples. A bola chega ao lateral, ele cruza e o atacante empurra a bola para o fundo das redes.

Mas, como quase tudo nessa vida, existe um porém: esses lances não estão dando certo e o atacante Marcelo Toscano está tendo que voltar, no improviso, pra buscar o jogo e tentar arrematar ao gol.

Para reformar esses problemas, e o Paraná voltar a comemorar uma vitória, Murilo ficou parte do treinamento aperfeiçoando a jogada. “É que estamos chegando ao fundo, mas está faltando um pouco de eficiência”, contou o lateral direito.

Dono da camisa 2, ele resumiu o sentimento do grupo em relação aos resultados nos últimos jogos e também sobre as projeções futuras: “Tem que se conformar. Tem que trabalhar”.

Dúvidas

O treinador Marcelo Oliveira terminou o treino de ontem com pelo menos duas dúvidas em relação ao time que enfrenta o Iraty. A primeira está entre a titularidade de Elvis, Wellington Silva ou Douglas Santana. A outra está entre Luís Camargo e Edimar.

Questionado sobre a razão do mistério, o comandante foi direto ao responder: “Deixar essa dúvida no ar não ganha jogo. Mas eu também não conheço a escalação do Iraty”.