O Paraná Clube entra em campo hoje – às 21h, no Alfredo Jaconi – com a missão de comprovar que a primeira vitória na Série B não foi obra do acaso. O técnico Zetti mexe no time, mas espera ver a mesma aplicação tática vista na vitória sobre o Vasco da Gama.
Na prática, o jogo é um “duelo de seis pontos” e quem levar a melhor pode dar um salto de até sete posições na tabela de classificação. Aderaldo na zaga e Luiz Henrique no meio-de-campo são as novidades já confirmadas pelo treinador, que ainda estuda a melhor estratégia para aplicar diante do Juventude. O certo é que o time vai encarar um frio daqueles. A previsão para esta noite é de zero grau em Caxias do Sul.
Outrora integrantes da primeira divisão, os clubes hoje se enfrentam na busca pela recuperação do prestígio perdido em 2007, ano em que Paraná e Juventude foram rebaixados para a Segundona.
Até aqui, tanto paranaenses quanto gaúchos apresentam campanhas irregulares, ocupando a metade de baixo da tabela de classificação.
Porém, o Tricolor dá a impressão de que está um passo à frente do time de Caxias do Sul, que ainda busca reforços após os recentes tropeços.
Com o grupo praticamente formado, Zetti agora busca uma formação eficiente para o restante da competição.
Mesmo pregando a possibilidade de efetuar ajustes de acordo com o adversário, Zetti entende que o time ideal deve ter a mesma postura jogando em casa ou fora, sempre atrás da vitória.
“O empate só pode ser considerado bom após o jogo, quando temos uma perspectiva do que foi o jogo. Iniciar a partida de olho na igualdade não faz parte da minha filosofia”, anunciou o treinador.
Apesar dessa postura, Zetti não descarta a possibilidade de reforçar a marcação no meio-de-campo hoje à noite. “Cautela é importante, mas sem temor.”
Se priorizar a marcação, Zetti escalará o volante Edimar na vaga do atacante Wando. Porém, o próprio técnico deixa uma outra opção em aberto: a troca de Wando por Dinelson, que na prática tornaria o Paraná ainda mais criativo.
“Vou esperar mais um pouco, analisando com atenção qual será a postura do adversário”, explicou o treinador do azul, vermelho e branco. Zetti só antecipou mesmo as entradas de Aderaldo (na zaga) e Luiz Henrique (no meio-de-campo), que substituem Dirley e João Paulo, respectivamente.
Como só voltará a jogar dentro de dez dias, Paraná sonha com uma vitória. Além de subir na tabela, clube ganharia tranquilidade para aproveitar esse “tempo livre” antes do jogo contra o Ceará.