Foto: Divulgação |
Forte marcação foi a tônica do jogo. continua após a publicidade |
Quem imaginava que Corinthians e Paraná seria o melhor jogo da sexta rodada do Campeonato Brasileiro se decepcionou. As defesas levaram vantagem sobre os ataques e a partida terminou 0x0. O resultado mantém o Tricolor na terceira posição no Brasileirão – pelo menos até o desfecho da rodada.
Em campo, como observou o diretor de futebol do Paraná, Durval Lara Ribeiro, estava uma ?seleção? dos melhores jogadores do interior paulista no último campeonato estadual. Do lado tricolor, Adriano, Luís Henrique (ambos do Bragantino) e Vandinho (Noroeste). Do lado corintiano, Felipe, Zelão, Éverton Santos (todos do Bragantino), Fábio Ferreira (Noroeste) e Finazzi (Ponte Preta). ?Para mim, o Corinthians foi o clube que fez as melhores contratações?, elogiou Vavá.
Mas, apesar dos bons valores no gramado, o primeiro tempo foi sofrível. A rigor, apenas uma chance real de gol – e foi aos 39 minutos, numa cabeçada de Josiel que Felipe teve que se esticar para defender. De resto, uma partida equilibrada, muito centralizada e com muita marcação.
Sabendo que a tática ?camicase? teve falhas em Recife, Pintado pediu para os jogadores do Paraná não esquecerem da marcação.
E o Tricolor se desdobrou, conseguindo evitar que Éverton Santos, Rosinei e Marcelo Oliveira aparecessem no jogo.
Em contrapartida, faltava armação – por vezes, os zagueiros Luís Henrique e Daniel Marques tinham que sair jogando para tentar criar jogadas. ?Estamos melhores. Basta ter calma que vamos buscar a vitória?, disse o treinador paranista no intervalo.
Com dois jogadores lesionados na primeira etapa (Finazzi e Fábio Ferreira), o Corinthians só tinha uma alteração a fazer. E ela aconteceu logo na virada para o segundo tempo: saiu Edson e entrou Carlos Alberto.
Mas a tônica da partida não mudou, pelo menos até os 30 minutos. Continuou arrastada, sem emoções. Pintado trabalhou, sacou Vinícius Pacheco e Vandinho para colocar Joelson e Éverton, mas o Paraná não conseguia criar.
Na reta final do jogo, aí sim houve emoções. Márcio Careca teve a grande chance em seus pés, mas exagerou no individualismo e não tocou para Josiel, que estava livre. Do outro lado, Clodoaldo acertou a trave, mas foi o Tricolor que teve mais oportunidades, com Daniel Marques e Éverton, sem, no entanto, converter. No todo, foi pouco para um jogo que prometia muito.
E um 0x0 que acabou justo.
Pintado destaca eficiência na marcação
Talvez o torcedor, que vive da paixão, às vezes não consiga entender o que é o tal ?equilíbrio? entre defesa e ataque.
E ache que o Paraná do empate com o Náutico foi melhor do que o do empate com o Corinthians. É certo que o Tricolor rendeu mais em Recife, mas jogadores e comissão técnica saíram muito mais satisfeitos do Morumbi – até porque perceberam que conseguiram acertar o sistema de marcação, o que pode facilitar ainda mais o trabalho ofensivo paranista.
O técnico Pintado reconheceu que, tecnicamente, o Paraná não foi tão bem.
?Não foi uma atuação espetacular, tivemos alguma dificuldade?, disse. Mas ele lembrou que, do outro lado, estava o time vice-líder do Campeonato Brasileiro. ?Jogamos contra uma equipe grande, sofremos pressão e tivemos uma torcida em cima da gente. Mesmo assim, fizemos um primeiro tempo muito bom e tivemos chances que não podemos desperdiçar?, completou.
Pensamento semelhante ao dos jogadores. ?Quando a gente cria chances em um jogo tão equilibrado, não podemos errar.
Mas isso acontece?, resumiu o volante Adriano, um dos melhores em campo no Morumbi.
?O importante é que fizemos uma excelente partida, o time se portou muito bem. Corrigimos o erro do jogo passado com trabalho e postura. Estamos de parabéns?, festejou o zagueiro Daniel Marques.
Ficou nítida a preocupação do Paraná em se defender melhor na partida de ontem.
?A gente teve a orientação de marcar primeiro e atacar depois?, confirmou o atacante Vandinho. ?Tivemos aplicação tática e isso vai nos ajudar a marcar os gols nas próximas partidas.
Estou feliz porque temos uma equipe pronta para encarar qualquer time do futebol brasileiro?, finalizou Pintado. (CT)
CAMPEONATO BRASILEIRO
1º Turno – 6ª Rodada
Corinthians 0x0 Paraná Clube
Corinthians
Felipe; Fábio Ferreira (Marcus Vinícius), Zelão e Betão; Pedro, Marcelo Mattos, Rosinei, Marcelo Oliveira e Edson (Carlos Alberto); Éverton Santos e Finazzi (Clodoaldo).
Técnico: Paulo César Carpegiani
Paraná
Flávio; Daniel Marques, Neguete e Luís Henrique; Parral (Xaves), Beto, Adriano, Vandinho (Joelson) e Márcio Careca; Vinícius Pacheco (Éverton) e Josiel.
Técnico: Pintado
Súmula
Local: Morumbi (São Paulo-SP)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (FIFA-SC)
Assistentes: Alcides Zawaski Pazetto (SC) e Claudemir Maffessoni (SC)
Cartões amarelos: Marcelo Mattos (COR); Josiel, Beto, Parral, Luís Henrique (PR)
Renda: R$ 325.974,00
Público pagante: 40.182 (34.584 presentes ao jogo)