A Superliga Nacional de Futsal é uma das principais competições do salonismo brasileiro. Campeão da Liga Sul de Futsal de 2009, o Paraná Clube/Vale Fértil ganhou o direito de disputar o torneio nacional e, ao lado de mais sete equipes, vai lutar pelo título da competição, que reúne os campeões de cada região do Brasil, além do campeão e vice da Liga Nacional do ano passado.
Além do tricolor paranaense, estão confirmados na competição nacional o Rio Verde, de Goiás, campeão da Liga Centro-Oeste, o Minas, que venceu a Liga Sudeste, uma das competições mais difíceis do futsal nacional, o Esmac, do Pará, campeão da Liga Norte, e o Fortaleza, que foi o melhor time da região Nordeste do Brasil.
As duas equipes que vão encabeçar as chaves da Superliga Nacional serão o Carlos Barbosa, do Rio Grande do Sul, e a Malwee, de Jaraguá do Sul, campeão e vice da Liga Nacional de 2009, respectivamente.
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) deverá confirmar, no início do próximo mês, o último time que vai participar da Superliga Nacional de Futsal, que vai também sediar a competição nacional.