O mais novo reforço do Paraná Clube é o lateral-direito Toty, 22 anos. O jogador já está treinando com o grupo no Ninho da Gralha e seu nome foi publicado ontem no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF. No início da noite, o clube oficializou Toty e outras duas contratações: o meia-atacante Marco Aurélio e o lateral-esquerdo Breno Lopes. Assim, onze dos quinze reforços já foram confirmados pela diretoria, restando apenas a ‘oficialização’ de Diego Alemão, Murilo, Fabian Coronel e Elyeser.
Toty é outro jogador que chega através da Amaral Sports, com um vínculo de dois anos com o Tricolor. Diante do volume de contratações e tendo ainda a manutenção de uma base, o Paraná caminha para ‘fechar’ seu grupo para a disputa do Campeonato Paranaense. Porém, apesar das negativas da diretoria, o trabalho ainda estaria voltado para a busca de um meia-armador e um atacante.
Christofoly Acioly da Silva, o Toty, é pernambucano e foi formado nas categorias de base do Sport-PE. No ano passado, se destacou na Copa do Nordeste defendendo o Souza-PB. No clube paraibano, enfrentou o Coritiba, pela Copa do Brasil. Depois, foi para o ABC-RN, que reformulou seu grupo no returno da Série B para evitar o rebaixamento. O jogador, agora no Paraná, irá disputar posição com o recém-contratado Gerônimo e com Roniery, um dos destaques da equipe em 2013.
Após muitas especulações em torno de uma possível negociação, a diretoria assegurou ontem que Roniery seguirá no clube em 2014. O jogador chegou a Curitiba ontem (estava no Maranhão, devido a um problema de saúde na família) e apenas acompanhou de longe o treinamento dos companheiros. A partir de hoje ele dá início aos trabalhos, já em regime de concentração. Sondado por Coritiba e Palmeiras, Roniery deverá iniciar a temporada como titular. Isso, é claro, dependendo de seu desempenho nos treinos a partir desta defasagem de seis dias em relação ao elenco.
Mesmo com um número elevado de ‘caras novas’, o Paraná de Milton Mendes deverá manter a base da equipe versão 2013. Além de Roniery, seguem na Vila Capanema o zagueiro Brinner, os volantes Édson Sitta e Ricardo Conceição e os meias Lúcio Flávio e Rubinho. O novo treinador, assim, teria como maior desafio realizar ajustes na lateral-esquerda e no ataque, estabelecendo ainda a sua dinâmica de jogo.