Além de Flávio Sinval também pode começar como titular, amanhã, deixando |
Sem caras novas, o Paraná Clube estréia amanhã no campeonato paranaense. No jogo frente ao Roma – às 19h, no Pinheirão -, abrindo a rodada dupla, o técnico Paulo Campos recorre à base do ano passado, inclusive com uma improvisação na lateral-direita e outra no meio-de-campo.
Dois aspectos pesaram nessa decisão da comissão técnica. Alguns dos contratados dependem de documentação de federações de outros países. Além disso, o treinador prefere apostar em atletas que já conhecem seu estilo de trabalho.
O lateral-direito Vágner, os meias Alberoni e André Chu e o atacante Jefferson ainda não estão registrados na CBF. "Tudo já foi encaminhado à Federação Paranaense de Futebol, mas dependemos da liberação de seus clubes de origem", explicou o superintendente de futebol Ricardo Machado Lima.
Diante dessas situações, Paulo Campos realizou o apronto, ontem à tarde, apenas com jogadores remanescentes do Brasileirão-2004. Não confirmou o time e deixou no ar duas dúvidas. Na ala-direita, vai improvisar o zagueiro João Paulo ou o volante Goiano. A outra dúvida está no ataque. O técnico iniciou o coletivo com Wiliam no meio-de-campo, mas depois optou pela entrada de Sinval, recuando Wellington Paulista para o setor de criação.
Em relação à derrota para o Joinville no jogo-treino da semana passada, o treinador tirou algumas conclusões. "O objetivo é o campeonato. Valeu para que observássemos alguns detalhes." Um desses aspectos diz respeito ao volante Messias. Acima do peso (4kg), o jogador vai passar por um acompanhamento especial para a mudança de hábitos alimentares e treino intensivo para recuperar a forma.
O treinador desistiu, também, da formação com três volantes e escalou Edinho como meia-armador. Essa opção foi utilizada com sucesso em alguns jogos do brasileiro. Como meia, Edinho fez o gol que garantiu o Paraná na primeira divisão nacional, frente ao Criciúma. "Fiz alguns gols e gostei. Espero repetir a dose neste ano", finalizou Edinho.
Comissão exclui nove jogadores
Os primeiros cortes foram definidos. Nove jogadores do Paraná já estão treinando em horários diferenciados e estão fora dos planos do técnico Paulo Campos. Essa situação põe fim ao "inchaço" do grupo, que agora passa a contar com 28 atletas. É certo que quatro juniores serão integrados ao elenco assim que terminar a Copa São Paulo e, até por isso, a comissão técnica deixa claro que novas mudanças poderão ocorrer.
O técnico paranista voltou a pedir três reforços à diretoria -um lateral-direito, um meia-ofensivo (destro ou canhoto) e um centroavante -, mas quer jogadores "mais rodados". "Fizemos observações enquanto dava. Agora, é pensar em reforços que venham para qualificar ainda mais este grupo", comentou Paulo Campos. O treinador já teria indicado alguns nomes aos dirigentes, que tentam viabilizar as transações.
Dentre as inúmeras observações, apenas o argentino Juan se destacou. O atacante de 21 anos viajou ontem para Buenos Aires, devendo retornar em uma semana. Como precisará de visto de trabalho para o Brasil, dificilmente será registrado antes de um mês. "Mas, acho que vale apostar, pois ele mostrou virtudes", disse Campos. Os outros jogadores em teste já foram afastados.
A lista é encabeçada por Toledo. O departamento médico do Paraná não emitiu nota oficial sobre o caso, mas até onde foi possível apurar, o atacante teria que passar por artroscopia no joelho direito e por isso sua contratação, no momento, não foi recomendada. Os outros oito dispensados são Erivélton, Róbson, Edivaldo, Adriano, Marlon Portela, Dinei, Elionar e David. Em relação ao zagueiro David, vale uma ressalva. O jogador teve boa atuação no amistoso frente ao Joinville, mas o Paraná já possui vários jogadores para a posição e assim ele deve acertar sua transferência para o Iraty.
A diretoria, agora, negocia caso a caso, já que muitos desses jogadores vieram por indicação de empresários. "Eles estão fora dos planos da comissão técnica. Mas, vamos conversar com cada um deles e com seus representantes para que ninguém saia magoado", comentou o vice de futebol José Domingos.