Paraná Clube busca quebrar jejum contra times paulistas

Encarar clubes paulistas nunca foi uma “especialidade” do Paraná Clube. Na atual Série B, porém, o tabu ganhou proporções e afeta diretamente o desempenho global da equipe na competição.

Oito jogos disputados e, até aqui, nada de vitória. Com um rendimento de somente 12,5%, os jogadores sabem que se a escrita não for derrubada, o sonho do acesso ficará distante.

Um quadro que dá ainda maior dramaticidade ao jogo do próximo sábado, às 16h20, na Vila Capanema, frente ao Americana.

O “caçula” do interior paulista ocupa a quarta colocação e é adversário direto na luta pelo acesso.

Novo revés deixaria o Tricolor a seis pontos do G4. “Vencer é muito importante. Mas, não se trata de vida ou morte, pois ainda temos dezessete rodadas pela frente”, afirma o técnico Roberto Fonseca.

Já são quase 22 anos de confrontos e nunca o Paraná conseguiu se impor – com absoluta segurança – diante das equipes de São Paulo, quer do interior quer da capital.

Mesmo com alguns resultados contundentes (e pontuais), com goleadas sobre Palmeiras (5×1, em 2002) e São Paulo (4×2, em 2003), o retrospecto geral é ruim.

Faltando apenas um jogo para completar a marca de duzentos duelos, o Tricolor tem um desempenho de apenas 36,18% contra times do estado vizinho.

Os números também são ruins no retrospecto recente. Nas últimas quatro edições da Segundona, o Paraná disputou, até aqui, 44 jogos contra times paulistas, com um aproveitamento de 38,64%.

O incômodo “jejum” já dura nove jogos (ou dez meses). A última vitória sobre um clube de São Paulo ocorreu no dia 9 de novembro do ano passado, quando o Tricolor fez 1×0 no São Caetano, jogando na Vila Capanema.

De lá para cá são quatro empates e cinco derrotas. Os jogadores sempre trataram do assunto superficialmente.

“Acho que é coincidência. Coisa de momento”, comentou o atacante Ricardinho.

Porém, os próprios atletas sabem que para se manter na luta pelo acesso o tabu tem que cair já neste fim de semana.

“Fazemos um jogo de seis pontos e em casa. Temos que vencer a qualquer custo, mesmo sabendo que teremos um adversário muito forte pela frente”, ressaltou Jefferson Maranhão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna