Foto: Ciciro Back

Marcelinho pode ganhar a chance de começar jogando pela primeira vez, contra o Ceará, no sábado.

continua após a publicidade

O técnico Paulo Bonamigo cumpriu o prometido e usou o longo período apenas para treinamentos – quase uma intertemporada – para fortalecer a nova estratégia de jogo, já aplicada no empate frente ao Bragantino.

No próximo sábado, às 16h10, no Durival Britto, o Paraná Clube mais uma vez atuará com duas linhas de quatro jogadores, na busca por sua primeira vitória na Série B-2008.

Frente ao Ceará, o Tricolor tenta virar o jogo e espantar a crise que se instalou em Vila Capanema desde as semifinais do Paranaense.

?O grupo não desaprendeu. Mas, temos a consciência de que essa maré precisa mudar imediatamente?, ponderou o zagueiro João Paulo, que retorna à condição de titular. A fase ruim não foi o único fator que determinou a alteração tática.

continua após a publicidade

Bonamigo, não bastasse a instabilidade técnica do time e carência de gols, convive também com muitas lesões, o que restringe seu leque de opções. Dos cinco zagueiros do grupo, por exemplo, apenas três estão em condições de jogo, o que induz o treinador a armar seu time no 4-4-2.

Uma variação que no fundo não é tão rígida assim. O objetivo é fazer com que os volantes fiquem mais presos à marcação, permitindo assim o apoio dos alas. ?Vamos tentar compactar bem o meio-de-campo.

continua após a publicidade

Assim, com equilíbrio, vamos procurar pressionar o adversário?, explicou Naves, que terá um novo parceiro na proteção à zaga. Vágner, contratado junto à Ferroviária de Araraquara, terá a sua primeira oportunidade na equipe. A entrada do jogador vinha sendo programada pela comissão técnica desde o jogo em Marília.

Mesmo com ajustes em todos os setores, as atenções maiores recaem sobre o ataque, onde ao que tudo indica Bonamigo irá escalar Marcelinho e Joelson. ?Ele não nos passou nada ainda. Mas, é claro que vivo a expectativa de ser escalado pela primeira vez como titular?, disse Marcelinho.

Além de ganhar em velocidade nos contragolpes, o time tende a melhorar o desempenho no toque de bola. ?Estarei jogando bem perto do Giuliano e do Éverton, que são dois meninos muito habilidosos. Isso deve facilitar na triangulação das jogadas?, disse Marcelinho.

Os atletas procuram manter um olhar otimista para a situação do clube. ?É lógico que os números atuais não são bons. Mas, o time teve bom desempenho nas últimas duas partidas. Deveríamos ter vencido?, analisou João Paulo.

?Corrigindo esses pequenos detalhes e emplacando uma vitória, vira-se o disco e já estaremos há três rodadas sem perder?, finalizou João Paulo, resumindo o pensamento do grupo paranista.