continua após a publicidade

Alberoni começa jogando no meio,
hoje, contra a Adap.

Nada como uma vitória para acalmar os ânimos. O clima de preparação do Paraná para a partida contra a líder do grupo A, a Adap, hoje, às 18h, em Campo Mourão foi bem mais leve. Não no sentido físico, mas sim psicológico. Com os três pontos, o Paraná foi a sete e encostou nos líderes Adap, Coxa e Cianorte, que têm dez.

Ânimos renovados, o Tricolor espera mais um bom resultado, para partir com tudo para cima do Coritiba, no clássico de domingo. Mesmo que o discurso de "dar um passo de cada vez" esteja ensaiado, não há como negar que já existe uma preocupação em relação ao Paratiba.

Tanto é verdade que o artilheiro Renaldo, peça importante na vitória contra o Rio Branco, será poupado. "Ele está sentindo dores musculares pelo esforço do jogo em Paranaguá. A viagem até Campo Mourão, de 7h, seria muito desgastante. Eu o prefiro inteiro para o clássico", confessou Paulo Campos.

continua após a publicidade

Melhor para Wellington Paulista, que faz o ataque ao lado de Marlon. Ele foi barrado na partida anterior porque não estava rendendo o esperado. "O Marlon cresceu muito e o Renaldo voltou ao time. Isso deu uma grande motivação ao Wellington, que está se desdobrando nos treinos. Por isso, mesmo sem Renaldo, estou tranqüilo", diz o treinador.

As mudanças de Campos não param por aí. Sem poder contar com o zagueiro Fernando Lombardi, suspenso, ele promove a estréia de Juliano na zaga, ao lado de João Paulo. No meio, por opção tática, ele sacou Wilian e dá chance a Alberoni. O meia André Chu, mesmo recuperado das bolhas no pé que o tiraram da partida contra o Rio Branco, fica no banco. E na lateral-direita, Goiano será mantido improvisado, haja vista as dispensas de Thoni e Vágner. Sem outro jogador para a posição, a diretoria passa a correr atrás de mais um reforço.

continua após a publicidade

A chance chegou para dois novatos

O Carnaval não é uma festa onde se costuma dar presentes. Mas o zagueiro Juliano e o meia Alberoni acabaram ganhando a tão desejada oportunidade de começar jogando pelo Tricolor. Falta de entrosamento à parte, a chance está sendo muito comemorada. "Sei que é uma oportunidade circunstancial, já que o Fernando (Lombardi), está suspenso. Mas é maravilhoso poder começar jogando", diz Juliano.

Revelado pelo Juventude, ele já passou pelo Remo-PA, Náutico e Vila Nova e encara essa passagem pelo Paraná como uma grande chance que está tendo. "Ainda estamos em um período de entrosamento. Agora é que os jogadores estão se conhecendo melhor, sacando as características uns dos outros", diz.

Por isso mesmo, Juliano já antevê que sentirá um pouco de dificuldades no entrosamento com João Paulo. Fora o ritmo de jogo. Já prevendo isso, o técnico Paulo Campos o escalou no decorrer da partida contra o Rio branco, mas pouco pôde fazer em relação ao curto período de preparação. "Se tivéssemos a semana inteira para treinar, a sintonia seria melhor. Como não deu, o negócio é resolver na conversa. Temos características complementares e isso já ajuda muito. Por isso, estou confiante numa boa estréia."

Se no caso de Juliano a escalação já era conhecida, o anúncio do técnico Paulo Campos apontando Alberoni para o meio-de-campo surpreendeu. Primeiro pela saída de Wilian, que mesmo jogando apenas razoavelmente, tinha a confiança do treinador. Segundo, porque o mais lógico seria o retorno de André Chu, que era titular e ficou de fora do último jogo por problemas físicos. Mas Campos pensou diferente e deu a oportunidade a Alberoni.

Comedido, ele só se soltou para falar da chance quando soube que Campos já o havia confirmado para a imprensa. "É muito bom ter a confiança do treinador. Jogo mais caído pela esquerda, sou canhoto, e por aquilo que ele quer taticamente, me encaixo bem". Mais que isso, Alberoni pode ser uma importante arma nas cobranças de faltas. "Treino bastante esse tipo de lance e se surgir a chance, estarei lá para conferir." Sobre a falta de entrosamento e ritmo, ele é direto. "Tem que colocar a superação em campo e passar por cima disso. Cada um fazendo o seu, não tem muito segredo."

CAMPEONATO PARANAENSE
1ª Fase – 6ª Rodada
Local: Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão (PR)
Horário: 18h
Árbitro: Sandro César da Rocha
Assistentes: Gilmar Bronca e Irineu Bonfim

Adap x Paraná

Adap: Fábio; Elvis, Ademir, Pereira e Rogerinho; Danilo, Batista, Silas e Barbieri; Adilson Popó e Marcelo Peabiru. Técnico: Toninho Cobra

Paraná: Flávio; Goiano, Juliano, João Paulo e Edinho; Axel, Beto, Messias e Alberoni; Marlon e Renaldo Técnico: Paulo Campos