Com jogos oficiais somente a partir de março, a diretoria do Paraná Clube não terá que correr contra o relógio na montagem de seu time para 2012. Na prática, o futebol tricolor está congelado.
No dia 9 de janeiro haverá a reapresentação de um pequeno grupo de jogadores, que ainda têm contrato com o clube, mas a diretoria decidiu que evitará decisões precipitadas.
Até mesmo as contratações de um gerente de futebol e de um treinador acabaram adiadas. “Vamos seguir trabalhando com os pés no chão. Não há necessidade de decidir nada no afogadilho”, diz o superintendente Celso Bittencourt.
O que é certo é que o técnico Guilherme Macuglia não seguirá no clube. “Seu contrato terminou. Não houve nenhuma conversa para a renovação”. O dirigente não descarta a possibilidade de o Paraná ser comandando, mesmo que interinamente, pelo auxiliar Ageu Gonçalves. “Vamos esperar o desenrolar de algumas transações. Já conversamos com alguns treinadores, mas não há nada de concreto até aqui”, explicou Bittencourt.
O Paraná evita traçar um perfil para esse treinador, mas há uma corrente no clube que gostaria de contar com um técnico “rodado” no interior do Estado, capaz de comandar um grupo jovem e barato na disputa da Copa do Brasil, projetando uma base para a Divisão de Acesso do Paranaense.
“Algumas ideias estão sendo analisadas. Porém, vamos com calma para não errar”, disse o superintendente paranista. Hoje, o Paraná conta com uma comissão técnica formada por apenas quatro profissionais: Ageu Gonçalves, Ednelson Conceição, Fernando Gibran e Renato Secco.
A ausência de um calendário “cheio” entre janeiro e abril fez com que até mesmo as tratativas para a vinda de um gerente de futebol esfriassem. “As negociações não avançaram. Creio que essa questão só será retomada no início de janeiro”, despista Bittencourt.
A ausência de um gestor, no entanto, não impede o clube de esboçar o grupo para o início da pré-temporada. Na prática, o Paraná fez, até o momento, uma contratação – o zagueiro Alisson, ex-Operário e Grêmio Metropolitano – e tem outros nove remanescentes desta temporada.
O grupo teria ainda mais seis jogadores oriundos das categorias de base. “É certo que faremos mais contratações. Porém, sem nenhum atropelo, pois temos pelo menos dois meses para preparar o time para a Copa do Brasil”, concluiu Bittencourt. O Tricolor estreia na competição nacional somente no dia 7 de março, jogando em Lucas do Rio Verde-MT, diante do Luverdense.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)