O lateral-direito Valentim já está treinando e ontem a diretoria do Paraná Clube anunciou a contratação de mais um reforço para a seqüência do Brasileirão. O meia Pierre, do Ituano, vem por empréstimo até o fim do ano. Com estes dois jogadores a diretoria visa qualificar o grupo e dar novas opções à comissão técnica. Cuca vai aos poucos “encorpando” o elenco, com pelo menos dois jogadores para cada posição.
O acerto com Pierre ocorreu ontem à tarde, num contato com o empresário Oliveira Júnior, que já havia cedido Caio ao Paraná Clube. A exemplo da negociação anterior, o Tricolor também faz uma “parceria” com o clube paulista, tendo uma porcentagem sobre uma eventual transferência do atleta. Lucas Pierre Santos Oliveira, 21 anos, é baiano de Itororó e iniciou a carreira no Vitória. Transferiu-se para o Ituano em 2001.
Pierre pode atuar como volante ou meia de armação. Esta versatilidade pesou na sua contratação. Cuca havia pedido um jogador com estas características, capaz de marcar com eficiência mas também de articular o meio-de-campo sem tornar o time excessivamente defensivo. O novo reforço deve chegar ainda hoje a Curitiba.
Já o lateral Valentim foi apresentado ontem à tarde, quando iniciou os treinamentos. O jogador de 25 anos foi indicado por Cuca, que o “enfrentou” algumas vezes quando os dois trabalharam no futebol paraense. Valentim jogava no Paysandu e Cuca era o técnico do Remo. “É um lateral de velocidade e com bom cruzamento”, disse o treinador. Francisco de Assis Valentim vem por empréstimo até dezembro e seus direitos federativos estão vinculados ao Rio Branco de Americana-SP.
Cearense de Tauá, o lateral tem boas referências do Paraná, pois é amigo de Mazinho Loiola – natural da mesma cidade – e que foi destaque do clube paranaense nos anos 90. Valentim iniciou carreira no Rio Branco, em 1994. Depois, jogou no Castanhal-PA, Paysandu-PA e seu último clube foi o Botafogo de Ribeirão Preto. Sua última partida foi no início do mês e há vinte dias estava parado. “Fui resolver assuntos particulares em Belém do Pará. Mas, não tenho problemas para me condicionar e em alguns dias estarei à disposição do Cuca”, garantiu.
A diretoria pretende regularizar as documentações de Valentim e Pierre ainda esta semana, mesmo com o feriado de amanhã. Se não houver nenhuma complicação, eles já estarão aptos a atuar no jogo frente a Ponte Preta, em jogo válido pela oitava rodada do campeonato brasileiro, dia 10 de maio. Momentaneamente as contratações estão suspensas, mas o Tricolor pode ainda viabilizar a vinda de mais um atacante, para ser “homem de referência” na área adversária. A questão está sendo discutida entre diretoria e comissão técnica.
Cuca tem uma dúvida na zaga
O técnico Cuca só dará início na tarde de hoje à montagem do seu time para o clássico de domingo. Ele ainda depende da liberação do zagueiro Cristiano Ávalos, que ontem foi poupado dos trabalhos. A zaga é a principal preocupação da comissão técnica, que nos coletivos vai definir o substituto de Ageu, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O treinador deixou no ar a possibilidade de até mudar o esquema tático, recorrendo a três zagueiros para fortalecer o sistema de marcação. É certo que Fernando Miguel retorna após cumprir suspensão e Cuca também pode fortalecer o meio-de-campo com três jogadores de contenção. Neste caso, Émerson seria mantido no setor, mas a defesa seria formada por somente dois zagueiros.
“Vamos buscar a formação mais coesa e equilibrada possível”, disse Cuca. O meia Fernandinho é uma opção para tornar o time mais ofensivo. Ele participou normalmente dos treinamentos de ontem, dando sinais de que está recuperado da neuropatia que o tirou do jogo frente ao Bahia. “Espero voltar ao time, pois ninguém quer ficar fora de um clássico”, disse Fernandinho.