Foto: Valquir Aureliano

Éverton reaparece na equipe e terá a função de encostar em Josiel.

continua após a publicidade

O técnico Saulo de Freitas decidiu apostar num time mais veloz e dinâmico para a decisão de amanhã, às 16h, em São Januário. Uma zaga experiente, um meio-de-campo jovem e o artilheiro do Brasileirão são as armas do Paraná Clube para surpreender o Vasco e tentar se manter na primeira divisão. Renascido após os resultados do meio-de-semana, o Tricolor está mobilizado para a última cartada nessa temporada, focado exclusivamente no jogo.

?Temos que fazer a nossa parte. O que vier, a partir disso, será lucro?, disse Saulo. O treinador procurou fazer com que o grupo ?ignore? Corinthians e Goiás, seus rivais diretos na luta contra o descenso. ?Não adianta ficar pensando nos adversários e não fazer a nossa parte?, sentenciou o Tigre da Vila. Assim, Saulo transfere para a torcida paranista a missão de secar Corinthians e Goiás. ?Os três têm jogos dificílimos e tudo pode acontecer. Por isso, temos que garantir o único resultado que pode nos salvar?, comentou.

Saulo, acreditando também que ?talento não tem idade?, optou por escalar a garotada no setor de articulação. Além de Elvis, novidade pelo lado esquerdo, o técnico decidiu também reconduzir Éverton à condição de titular. Mesmo entendendo que Éverton e Giuliano têm exatamente a mesma característica. ?Conversei muito com os meninos, para que eles busquem ocupar setores distintos. Não quero os dois embolando no meio-de-campo?, explicou Saulo.

Mesmo abrindo mão de um segundo atacante – na última partida, Lima atuou ao lado de Josiel – o técnico tricolor garante que seu time será ofensivo. Fez até um comparativo com a equipe que encontrou quando assumiu o comando do Paraná. ?Vi o time jogando num 3-6-1, mas do meio-de-campo para trás. É tudo que não pode ocorrer agora?, justificou Saulo, que idealiza o time posicionado num 4-3-3, com Giuliano e Éverton buscando sempre a aproximação ao artilheiro Josiel.

continua após a publicidade

?Engana-se quem pensa que com essa formação o Josiel vai ficar isolado. Muito pelo contrário. Quero os três sempre juntos, quer no ataque quer no meio-de-campo, dependendo da situação do jogo?, afirmou Saulo. Assim, com um time mais compacto, o treinador busca encurtar espaços e evitar ligações diretas ou chutões. Ainda mais tendo pela frente um time com poder de fogo e com um bom aproveitamento nos jogos realizados em casa.

?Vamos jogar com inteligência, valorizando a posse de bola e buscando o gol com persistência, mas sem ansiedade?, disse Saulo. Resta ver toda essa estratégia colocada em prática, numa partida que promete ser tensa do primeiro ao último minuto. ?Eles podem querer a Sul-Americana. Mas, nós lutamos pela sobrevivência na Série A. Bola dividida tem que ser nossa?, finalizou Saulo de Freitas.

Jogador empolgado com ?estréia?

Foto; Valquir Aureliano

Com apenas 21 anos, Elvis vai substituir Batista pelo lado esquerdo do meio-de-campo e tem toda confiança do técnico Saulo.

continua após a publicidade

A necessidade fez Saulo queimar uma etapa em relação ao jogador Elvis, 21 anos. A intenção inicial era trabalhar o garoto para a disputa do Paranaense. Mas, necessitando de um jogador versátil para ocupar o lado esquerdo do meio-de-campo, o treinador decidiu escalá-lo. Batista, que entrou mal frente ao Santos, sequer foi relacionado para a partida de amanhã, no Rio de Janeiro.

?Conheço-o bem e sei que ele vai preencher os espaços com competência?, disse Saulo. O técnico trabalhou com Elvis no Rio Branco – exatamente nesta função – e indicou-o ao Paraná. Na sua estréia, em setembro, Elvis jogou como lateral-esquerdo e o Tricolor foi humilhado pelo São Paulo (6×0). ?Ele não é lateral. No meio-de-campo, trocando de funções com quem cair por este lado do campo, dará uma boa resposta?, acredita o treinador.

Sem esconder a empolgação pela oportunidade, Elvis promete não decepcionar. ?Futebol é assim mesmo. Quando você menos espera, a chance bate à sua porta. Estou desde já concentrado para fazer um grande jogo?, finalizou Elvis. Meia, ala ou até volante, o jogador considera o jogo de amanhã a sua real estréia com a camisa paranista. ?Fizemos bons treinos e acredito que essa estratégia pode dar bons resultados?, explicou Elvis, que por ter facilidade de compor o lado esquerdo também ficará encarregado de cobrir os avanços de Paulo Rodrigues.