O Paraná Clube anunciará amanhã as primeiras mudanças estruturais para a disputa do Brasileirão. Em meio à busca por um técnico e reforços, o aspecto mais significativo passa pela indispensável presença de investidores no departamento de futebol.
As “parcerias” estão sendo ajustadas e o primeiro contrato firmado envolve o empresário Sérgio Malucelli, presidente do Iraty. As partes não confirmam, mas os últimos detalhes teriam sido acertados ontem à tarde, numa longa reunião entre Malucelli e os responsáveis pelo departamento de futebol do tricolor.
A negociação vem se desenrolando há algumas semanas e detalhes ainda não foram fornecidos. O que os dirigentes têm frisado insistentemente é que se trata de uma “parceria” e não de uma “terceirização”. Ou seja, o controle do futebol continuaria nas mãos do Paraná. Os recursos aplicados seriam recuperados ao término da temporada, com a eventual valorização de atletas que obtiverem um bom desempenho ao longo do campeonato nacional. Os detalhes dessas transações devem ser esclarecidos em um jantar, amanhã, na sede social do clube.
Malucelli integra um grupo de investidores, do qual faz parte o empresário Juan Figger. Recentemente, a diretoria paranista esteve em São Paulo, trocando idéias com Figger, que também atuaria na busca por reforços para o campeonato brasileiro. O Iraty também está fechando parceria com o Guarani de Campinas, num esquema parecido com o que está sendo “amarrado” com o Paraná. O ex-presidente e superintendente do tricolor, Ocimar Bolicenho, deve assumir o cargo de gerente de futebol do time paulista.
Com a parceria fechada, até mesmo a contratação do técnico Paulo Campos – que comandou o Iraty no campeonato paranaense – não está descartada. Campos chegou a Irati por indicação de Vanderlei Luxemburgo. É um fato novo, diante da dificuldade do clube em acertar com Zetti, o “técnico dos sonhos” da diretoria tricolor. “O Zetti se valorizou muito com a classificação às semifinais do paulista”, reconhece o vice de futebol José Domingos.
O dirigente não descartou interesse por Paulo Campos, independente da campanha apenas razoável do Iraty no estadual. Na segunda fase, o Azulão ficou na quarta colocação do Grupo C, com 6 pontos em 5 jogos. “Não descartamos esse profissional e temos ainda outras opções”, disse José Domingos, sem dar pistas sobre essas alternativas existentes. Com a proximidade do Brasileirão (a largada é dia 21 de abril), o tricolor tem pressa na definição do comando técnico.
O clube já acenou com a possibilidade de contratar de oito a doze reforços. Alguns destes podem ser anunciados amanhã, entre eles, o volante Axel (Portuguesa Santista) e o meia Fernando (destaque do União Barbarense).
Jogo confirmado para o domingo
O jogo frente ao Grêmio Maringá foi confirmado para domingo, às 15h30, no Willie Davids. Somente hoje o técnico-interino Édson “Neguinho” dos Santos começa a armar o time para a partida que pode definir matematicamente a permanência do Paraná Clube na primeira divisão do Estado. Uma vitória assegura a liderança do torneio da morte, mas um empate já serve.
Os jogadores sabem que vão encontrar pela frente um time com os “brios feridos” – pela goleada sofrida em Curitiba (6×1) – e motivados pela vitória diante do Prudentópolis, na última rodada. Sem o goleiro Flávio, o zagueiro Fernando Lombardi e o volante Alexandre, todos suspensos, o treinador deve escalar Darci, Juliano e Goiano, respectivamente.