O técnico Marcelo Oliveira ainda não realizou um trabalho coletivo. Mas, já antecipou: o Paraná Clube inicia o Campeonato Estadual num 3-5-2. Um esquema mais adequado, na visão do treinador, ao material humano que o clube dispõe no momento.
Pelo perfil dos laterais e até pela ausência de um meia canhoto no time, desde a lesão de Bruninho, que só volta aos gramados dentro de no mínimo seis meses. Com maior segurança defensiva, também tentará equilibrar a natural falta de ritmo e condicionamento físico da maioria dos jogadores.
“O tempo para a estreia é muito pequeno. Temos que acertar a equipe em campo sem nos descuidarmos da parte física”, lembrou Marcelo Oliveira. Até por isso, o clube considera os primeiros jogos do Estadual como parte integrante da pré-temporada, que se estende até o dia 25 de janeiro. “É complicado, pois já há pontos em disputa e o pessoal do interior sempre começa a se preparar antes e, na teoria, tem uma condição física melhor que a gente”, admitiu Oliveira, que tentará equilibrar essa balança com a manutenção de uma base do ano anterior.
É certo que quatro ou cinco remanescentes de 2009 estarão em campo como titulares na estreia da nova versão do Tricolor. Mesmo já tendo na cabeça uma equipe-base, o treinador preferiu não falar em nomes.
A rigor, só antecipou que o recém-contratado Alessandro Lopes será o líbero da equipe. A tendência é que Lopes forme com os experientes Irineu e Luís Henrique o novo trio de zaga. A opção por três zagueiros deve culminar em uma disputa mais acirrada por vagas no meio-de-campo e no ataque.
De olho na vaga
No 3-5-2, Oliveira deverá escalar somente dois volantes no time. Hoje, a briga seria entre Chicão, Luiz Henrique Camargo e João Paulo. Os demais atletas da posição como Edimar e Emanoel correm por fora.
Na formatação da dupla de cabeças-de-área, Camargo deve ser mantido como titular, pelo que mostrou na reta final da Série B, quando foi titular absoluto da posição.
Já no setor de armação, com Bruninho fora, Márcio Diogo pode ser “a bola da vez”. Só que no Ipatinga o meia atuou como atacante, abrindo essa possibilidade também no novo clube, já que o treinador é o mesmo.
Na próxima 4.ª feira, em jogo-treino contra o Joinville às 16h, na Vila Capanema o técnico Marcelo Oliveira faz o único teste de campo desse time, que entra em campo pelo Paranaense no próximo dia 17 (domingo), quando recebe o Rio Branco de Paranaguá.
“Estamos fazendo o melhor para começarmos bem a competição. E espero o apoio do torcedor. Tive uma ótima impressão da torcida naquele jogo contra o Ipatinga (ele era técnico do time mineiro), quando eles incentivaram o seu time o jogo inteiro. É disso que precisamos: o torcedor tem que ser nosso aliado”, arrematou o treinador do azul, vermelho e branco.