O elenco do Paraná Clube aos poucos vai ganhando forma. Os nomes que já haviam sido antecipados durante o mês de dezembro agora são oficializados pela diretoria. A “bola da vez” é o goleiro João Ricardo, ex-Icasa. O acerto com o jogador foi confirmado pelo clube no início da tarde de ontem. Ele vem através da parceria com a Amaral Sports e seu contrato se estende até o final de 2015. A chegada do novo goleiro se dá no mesmo dia em que o Tricolor anunciou uma profunda mudança no setor, com a saída do preparador Renato Secco e a contratação de Jonas Sampaio.
O novo preparador de goleiros chega com o aval do técnico Milton Mendes. Eles haviam trabalhado juntos por quatro temporadas no Qatar Sports Club. Paulista de Mirandópolis, ele estava atuando no Penapolense, que se prepara para a disputa do Paulistão. Com a chegada de Jonas Sampaio encerra-se um ciclo de uma década. Por exatos dez anos e quatro meses, Renato Secco comandou a preparação de goleiros do Paraná. Ele foi comunicado pela diretoria de seu desligamento no início da semana. “A gente sabe que o futebol é assim. Com um novo treinador, às vezes chegam novas pessoas, novas ideias”, disse Renato.
Para Secco, sua grande conquista foram as revelações de três goleiros que, para ele, têm potencial para defender qualquer equipe da Série A do futebol brasileiro. “O Gabriel, o Thiago Rodrigues e o Luís Carlos são atletas de primeira linha. Tenho certeza de que fiz a minha parte. Lamento apenas que o clube não tenha conseguido retorno financeiro com eles, mas isso já não é problema meu”, alfinetou Renato. Na sua visão, o Paraná segue com uma boa safra de goleiros, com os jovens Jociel Henrique e Wendell Péricles, que ainda necessitam de uma melhor “lapidação”. Num primeiro momento, Secco não pretende voltar a trabalhar no futebol profissional. “Já dou aula no Colégio Marista e tenho alguns projetos como personal trainer de goleiros”, confirmou.
Jonas Sampaio, 52 anos, já assumiu o posto e irá trabalhar na preparação dos quatro goleiros do elenco principal. Marcos, Jociel, Wendell e o recém-chegado João Ricardo. Aos 25 anos, João Ricardo chega para “fazer sombra” ao experiente Marcos, que depois de uma temporada inteira como reserva, deverá iniciar o ano como titular absoluto da posição. Gaúcho de Mariano Moro, João Ricardo teve uma boa temporada, defendendo o Veranópolis e, depois, o Icasa. No clube cearense, que tinha uma folha salarial modesta em comparação com o próprio Paraná, chegou à 5.ª colocação da Série B, perdendo o acesso na última rodada.