O Paraná Clube faz hoje – às 16h, no Orlando Scarpelli – um jogo-chave para consolidar sua posição na zona de classificação à Libertadores da América. Mais do que isso: o time de Caio Júnior busca a reaproximação dos líderes e, uma vitória hoje, diante do Figueirense, pode valer a 3ª colocação do campeonato brasileiro.
O bom desempenho na última jornada valeu a Gérson a condição de titular e a equipe terá apenas uma mudança. O ala-esquerdo Eltinho entra na vaga de Edinho, suspenso.
Com a auto-estima elevada após a volta para casa com vitória, o Tricolor tenta recuperar um futebol eficiente também em ?terreno inimigo?. Nas últimas cinco partidas fora de seus domínios a história foi quase sempre a mesma (à exceção do jogo no Maracanã, frente ao Botafogo, na pior atuação do time na competição). Mesmo com uma postura equilibrada em campo, o Paraná não conseguiu ser contundente no ataque e amargou derrotas para Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Corinthians.
?O grupo está focado na importância de fecharmos o ano nas primeiras colocações?, comentou o técnico Caio Júnior, que não pretende retornar tão cedo ao sistema com três volantes, utilizado na maioria desses jogos fora de casa. ?Não pretendo sair mais desta linha de ação. Com um meia-armador, o time conseguiu volume ofensivo sem perder o sentido de marcação?, justificou o treinador. A dupla de ataque agradece. Cristiano e Leonardo sabem o quanto é importante a presença de um jogador criativo no meio-de-campo, capaz de fazer com que as tabelas saiam com maior freqüência e eficácia.
?Fica mais fácil jogar. Senão, a gente fica na dependência de lançamentos longos?, disse Cristiano. Jogador de velocidade, ele acredita nos contragolpes para surpreender um dos concorrentes diretos por vaga na Libertadores. ?Precisamos ter atitude. Marcar forte, mas atacar quando estivermos com a bola. Acho que o time está muito mais ligado?, comentou Cristiano. Frente ao Fortaleza, ele participou de quase todas as ações ofensivas do time e quase marcou um gol, quando carimbou a trave, após driblar o goleiro adversário. ?Parecia um gol fácil, mas dei azar?, comentou.
O meia Gérson, animado com mais uma oportunidade entre os titulares, sabe que terá papel decisivo. Não apenas na armação de jogadas, mas também no bloqueio a uma das principais armas do Figueirense: a saída de bola com qualidade de seus volantes. ?Será um jogo dificílimo, mas acredito nesse grupo, que tem ambição e vai chegar?, avisou.
CAMPEONATO BRASILEIRO
26ª RODADA
FIGUEIRENSE x PARANÁ CLUBE
FIGUEIRENSE
Andrey; Flávio, Vinícius, Luciano Sorriso e Márcio Goiano; Rodrigo Souto, Henrique, Marquinhos Paraná e Cícero; Soares e Schwenck.
Técnico: Waldemar Lemos.
PARANÁ
Flávio; Gustavo, Émerson e Neguete; Peter, Beto, Batista, Gérson e Eltinho; Cristiano e Leonardo.
Técnico: Caio Júnior.
SÚMULA
Local: Orlando Scarpelli (Florianópolis).
Horário: 16h.
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (FIFA-RS).
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Paulo Ricardo Silva Conceição (RS).