Paraná assume erros que originaram derrota no clássico

"Fomos incompetentes." Essa foi a citação mais ouvida entre os jogadores do Paraná Clube no dia seguinte à derrota para o Coritiba (2×1), no primeiro clássico paranaense do Brasileirão-2005. Os atletas evitaram comentários sobre a arbitragem e assumiram o fato de a equipe não ter conseguido reeditar a performance de partidas anteriores. Com sobriedade, deram méritos ao adversário, que, na visão do grupo, conseguiu anular as principais armas do tricolor.

"Eles ganharam quase todos os rebotes. Foram melhores e pronto. Não tem o que discutir. O jeito é treinar e melhorar para a seqüência da competição", disparou o atacante Borges, que pouco tocou na bola. Visivelmente irritado com a ineficácia do ataque paranista, desabafou: "só fiquei trombando com os zagueiros do Coritiba. Desse jeito, pode colocar o Fenômeno, o Robinho ou o Pelé, não tem jeito". Borges se mostrou contrariado com as constantes "ligações diretas", o que obrigou-o a ficar disputando bolas pelo alto com Miranda.

O capitão Beto reconhece que o árbitro Carlos Jack Rodrigues Magno cometeu alguns "equívocos" ao longo do clássico. Reclamou do lance que originou o segundo gol coxa, assegurando que não cometeu falta sobre Márcio Egídio. "Só acho que faltou critério na marcação de faltas. Mas, ele errou dos dois lados. Não podemos fugir de nossa responsabilidade e nos escondermos atrás de erros da arbitragem", afirmou. Beto e Borges, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, são dois desfalques do Paraná para o jogo do próximo sábado, frente ao Atlético Mineiro, no Pinheirão.

Já o técnico Lori Sandri, que acusara Carlos Jack Magno de "apitar para o Coritiba", admitiu também que não foi apenas esse fator que determinou a derrota do seu time. "Tínhamos muitos estreantes em clássicos e isso pesou. Alguns jogadores sentiram. Mesmo sendo um jogo parelho, o Coritiba foi superior durante uns 15 ou 20 minutos e, num clássico, isso faz a diferença", analisou Lori. "O lado positivo foi a presença do torcedor e acho que todos gostaram do jogo, que foi de bom nível. Pena que hoje em dia não se faça mais como antigamente, quando tínhamos os estádios divididos meio a meio", finalizou.

A três pontos da Sul-Americana e a três pontos do rebaixamento

Ainda não foi desta vez que o Paraná Clube conseguiu um ?salto de qualidade? no Brasileirão. Com a derrota no clássico, se manteve em uma posição intermediária na tabela de classificação. Está a três pontos da área de classificação à Copa Sul-Americana, mas esta é também a diferença que o separa da zona de rebaixamento. O revés, que manteve o longo tabu sem vitórias no Couto Pereira, também trouxe maior dramaticidade ao jogo do próximo fim de semana.

No sábado, o Tricolor recebe o Atlético Mineiro, vice-lanterna da competição, com apenas cinco pontos conquistados. Uma vitória representa a colocação de sete pontos de vantagem sobre o Galo e a conquista de algumas posições na classificação. Fator importante diante da seqüência de jogos, já que após o confronto com os mineiros, o Tricolor vai ao Rio de Janeiro para encarar o embalado Fluminense e depois terá pela frente dois jogos em casa, contra Figueirense e Corinthians.

O técnico Lori Sandri não poderá contar com o volante Beto e o atacante Borges, suspensos, mas antecipou que não deve modificar o sistema de jogo. ?A tendência é uma simples reposição de peças?, disse. Para o meio-de-campo, Mário César é o mais cotado. Ontem pela manhã, num coletivo contra os juniores, o treinador observou Mário César, Goiano e Everton César, as opções para a cabeça-de-área. Já para o ataque, Wellington Paulista pode, depois de muito tempo, ter a oportunidade de iniciar uma partida como titular.

?Ele entrou bem no clássico e quase empatou o jogo. Sofreu um pênalti claro?, lembrou Lori. A outra alternativa seria Renaldo, mas tudo vai depender da evolução do tratamento do jogador, que se recupera de uma lesão muscular. ?Acredito que a partir desta quarta-feira ele estará liberado para o departamento físico?, comentou o médico Júnio Chequim. Só que o artilheiro está há tempos parado e será preciso alguns dias para que entre em forma, o que pode adiar sua volta ao time por mais uma rodada.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo