Paciência sim, marasmo não. Para combater a previsível “retranca gaúcha”, o Paraná Clube irá valorizar a posse de bola e marcar sob pressão para encurralar o Juventude no jogo de amanhã, às 16 horas, no Pinheirão. O Tricolor coloca em jogo a sua invencibilidade em casa neste Brasileirão-2003 e busca mais três pontos para melhorar sua colocação na tabela de classificação. A meta é aproveitar a rodada de clássicos – onde empates são normais – para aproximar-se novamente dos líderes e não permitir que seus “perseguidores” encostem.
O técnico Adílson Batista não fez mistérios ao longo da semana, mas também não anunciou a formação que inicia o jogo de amanhã. Testou somente uma variação tática e por apenas alguns minutos. Assim, o Paraná terá o mesmo posicionamento de jogos anteriores, mas com a presença de Maurílio no ataque. Ídolo da galera paranista, ele é a principal atração do jogo deste domingo, onde encara um time onde ele também obteve sucesso. Jogando pelo time de Caxias do Sul, Maurílio conquistou a Copa do Brasil de 1999.
A alteração no ataque dará, teoricamente, maior “poder de fogo” ao Paraná. Além de goleadores natos, Maurílio e Renaldo também têm facilidade para deixar companheiros na cara do gol. “Temos esta facilidade de sempre servir o jogador em melhor condição para o arremate”, disse Renaldo. “Mas, neste jogo, quero fazer o meu. Pelo menos um golzinho”. O centroavante já sentiu o “gostinho” de ser artilheiro de um campeonato brasileiro – em 1996, pelo Atlético Mineiro (ao lado de Paulo Nunes, do Grêmio) e prometeu balançar a rede do Juventude.
Para chegar à frente com qualidade, Adílson Batista cobrou precisão nos passes e tranquilidade para executar inversões de lado. Este foi o principal fundamento trabalhado na tarde de ontem e é o caminho escolhido para abrir espaços na defesa gaúcha. Adílson alertou para cuidados que a zaga deve ter com as jogadas ensaiadas do Juventude. “Eles têm qualidade nas cobranças de faltas. Vão jogar no nosso erro e por isso a atenção da defesa deve ser redobrada”, disse Adílson. A zaga terá duas mudanças, com a entrada de Valentim na lateral-direita (Milton está suspenso) e a volta do capitão Ageu.