O Paraná Clube apresentou ontem à noite o seu primeiro “pacote” para a disputa do Brasileirão. Definida a parceria com o empresário Sérgio Malucelli, a diretoria acertou a contratação do técnico Paulo Campos e nove reforços. O Tricolor foi buscar três jogadores no interior paulista. Com o aporte financeiro de um grupo que conta com a participação da família Figger, o clube também abre espaço para atletas do Iraty (clube presidido por Malucelli). A meta é formar um elenco com 24 atletas de bom nível, visando uma boa campanha no Nacional, que começa no próximo dia 21 de abril.
Paulo Campos comandou o Iraty no estadual e foi indicado ao Paraná por Sérgio Malucelli e Vanderlei Luxemburgo. “É uma honra ter a chance de realizar meu trabalho em um grande clube. Ainda mais num campeonato tão difícil como a série A do brasileiro”, comentou o treinador. Com larga experiência no mundo árabe, Paulo Campos conseguiu destaque à frente do Azulão, principalmente na primeira fase do paranaense. É mais um treinador “emergente”, assim como as recentes apostas do Tricolor (Cuca, Adílson Batista e Saulo de Freitas).
Como a Tribuna antecipou, os primeiros reforços são: Axel, Fernando e Carlinhos. O experiente volante Axel, 34 anos, chega para dar equilíbrio ao meio-de-campo. Com passagens por Santos, São Paulo, Bahia, Atlético-PR e Sport, Axel disputou o último Paulistão pela Portuguesa Santista. O meia Fernando foi o principal destaque do União Barbarense. Aos 24 anos, já atuou na Portuguesa e no Istres (França). Já o zagueiro Carlinhos, 27 anos, passou por Matonense, Palmeiras e Marília e foi companheiro de Fernando no time de Santa Bárbara D?oeste. O Tricolor ainda pretende buscar outros jogadores do interior paulista, mas nomes estão sendo mantidos em sigilo.
Seis jogadores do Iraty também serão aproveitados no Brasileirão: o lateral-direito Cláudio, o lateral-esquerdo Wesley, o zagueiro Nelinho, o volante Nilson e os atacantes Adriano e Galvão. “Aos poucos, vamos armar um elenco forte e com condições de realizar uma campanha superior à do ano passado”, afirmou o diretor de futebol Durval Lara Ribeiro. Foram três semanas de contatos e negociações em São Paulo. “Alguns detalhes estão sendo ultimados, mas estas contratações anunciadas são apenas o primeiro passo”, afirmou Ribeiro. Ailton, do Paulista de Jundiaí, é outro que pode defender o clube no Brasileirão. Seu empresário estava presente ontem na sede social. A parceria com Malucelli não impede que o Paraná feche contrato com outros empresários.
Vavá Ribeiro esteve conversando também com Oliveira Júnior e negocia a volta de Pierre. O volante foi um dos destaques do time no Brasileirão do ano passado, mas voltou ao Ituano para o Paulistão. O jogador se recupera de uma lesão muscular e sua contratação ainda depende da avaliação dos médicos do Paraná. Novas contratações só devem ser anunciadas na próxima semana. “O torcedor vai ver, tenho certeza, um time de muita qualidade. No papel, será um time mais forte que o do ano passado”, finalizou Vavá.
Presença
O jantar na sede social da Kennedy contou com a presença do ex-técnico da seleção brasileira e do próprio Paraná Clube, Vanderlei Luxemburgo. Ele veio da Espanha especialmente para participar do evento.
Neguinho tem problemas para definir a equipe
O técnico-interino Édson “Neguinho” dos Santos convive com problemas para definir o time que enfrenta o Grêmio Maringá, domingo, no Willie Davids. O zagueiro Juliano foi vetado pelo departamento médico e o goleiro Darci deixou o treino de ontem com uma forte lombalgia. Eles seriam os substitutos de Fernando Lombardi e Flávio, suspensos.
Darci tem boas chances de recuperação – a outra opção seria Bader – mas para a zaga, Neguinho deve confirmar a entrada de João Paulo. Assim, Goiano estaria confirmado no meio-de-campo, na vaga de Alexandre, outro jogador suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O apronto será hoje à tarde, quando o treinador deve definir a equipe. Com um empate, o Tricolor praticamente assegura sua permanência na primeira divisão estadual, mas corre o risco de perder a liderança do quadrangular.
O veto a Juliano – que sofreu entorse de tornozelo no treino de quarta-feira e o local inchou muito – fez a comissão técnica alterar os planos. Com ele em campo, João Paulo deveria atuar na cabeça-de-área. Neste caso, Goiano seria somente opção, pois ainda recupera a melhor forma física, após três meses no departamento médico.
O goleiro Darci sequer participou do treinamento. No aquecimento ele se queixou de dores lombares. O médico Rafael Kleinschmidt afirmou que a contusão do goleiro não preocupa. “Ele deve jogar sem problemas. Talvez até participe do treino desta sexta-feira”, disse. A provável equipe do Paraná para o jogo de domingo é a seguinte: Darci (Bader); Erivélton, João Paulo, Gélson Baresi e Jadílson; João Vítor, Goiano, Wiliam e Jean Carlo; Athos e Fábio Oliveira.